Avaliação dos serviços ofertados por seis hostels da América do Sul

análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes

Autores

  • Sofia Vendrame Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.
  • Rodrigo Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo. campus São Mateus
  • Gloria Edith Molinari Universidad Nacional de La Plata

Palavras-chave:

Hostels, gestão, qualidade, hóspedes, conteúdo gerado pelos usuários.

Resumo

O turismo, em escala global, pode ser visualizado como um segmento relevante nos últimos anos e, em expansão. Por exemplo, as Américas alcançaram cerca de 85% das chegadas internacionais de turistas de 2019 nos primeiros três meses de 2023. Em 2023, a América do Sul recebeu 21.7 bilhões de turistas internacionais, movimentando cerca de 22.6 bilhões de dólares americanos (UNWTO, 2023). Considerando o aumento da popularidade dos hostels como opções de acomodação. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos hóspedes, no que se refere ao nível de qualidade dos serviços prestados pelos seis hostels com as melhores avaliações da América do Sul. Este estudo adotou uma pesquisa documental para coletar, compreender e analisar dados primários de Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU). Foram identificados os quatro critérios que impactam diretamente na satisfação dos hóspedes dos hostels analisados: a localização, a limpeza, o atendimento e o custo-benefício, levando à conclusão de que os hóspedes reconhecem tais critérios ao avaliar um estabelecimento. Tais avaliações disponíveis hoje em websites são úteis tanto para possíveis visitantes quanto para os gestores, que podem usar essas avaliações para alcançar altos níveis de satisfação do hóspede. Dessa forma, é possível buscar soluções para atender às expectativas dos hóspedes e garantir sua satisfação. No contexto dos hostels, a gestão se mostra relevante para uma melhor eficiência das entregas dos serviços. Pode-se concluir que os hostels estudados, servem como modelos de empreendimentos hoteleiros a serem seguidos por empresários, gestores, organizações de fomento ao turismo e aos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Sofia Vendrame Ferreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Graduanda em Gestão de Turismo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Rodrigo Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.

Professor titular, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Wellington Gonçalves , Universidade Federal do Espírito Santo. campus São Mateus

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.Professor Adjunto do Departamento de Engenharias e Tecnologia/ Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil.

Gloria Edith Molinari, Universidad Nacional de La Plata

Mestre em Direção e Gestão de Empresas pela Universidade Nacional de La Plata, Professora titular, área Administração da Licenciatura em Turismo da Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Nacional de la Plata, Argentina.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

Vendrame Ferreira , S. ., Oliveira, R., Gonçalves , W. ., & Edith Molinari, G. . (2023). Avaliação dos serviços ofertados por seis hostels da América do Sul: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes . RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 13(2), 80–97. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/16274

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