Análise da reputação online do destino turístico Lapa (Paraná): uma aplicação do método TOURQUAL para análise da qualidade em serviços

José Elmar Feger, Sergio Vinícius de Souza Júnior, José Manoel Gonçalves Gândara

Resumo


Resumo: O presente estudo se propõe a analisar a qualidade dos serviços dos atrativos turísticos da cidade da Lapa – Paraná por meio de sua reputação on-line. A cidade em questão, destaca-se por ser um dos principais atrativos turísticos da região metropolitana de Curitiba no segmento histórico-cultural. A análise foi realizada com base na percepção dos usuários do website TripAdvisor quanto a qualidade dos atrativos, tendo como recorte temporal o segundo semestre do ano de 2015, tomando-se por objeto a categoria “o que fazer” uma das opções disponibilizadas no site. Fundamentando-se nos preceitos da pesquisa quali-quantitativa, tomou-se como método analítico o TOURQUAL adaptação recente e específica para análise da qualidade dos atrativos. Ao final do estudo, observou-se que a predominância do grau de satisfação esteve entre excelente e muito bom mantendo um equilíbrio quanto ao gênero dos visitantes o que pode ser considerado positivo para desenvolvimento de novos produtos. Dentre as categorias do TOURQUAL destacaram-se a experiência com 34%, o elemento humano com 21% e a qualidade técnica com 19% das citações dos usuários. O estudo mostrou ainda a eficácia da ferramenta de coleta de dados, neste caso o TripAdvisor, combinado com os fundamentos do TOURQUAL para a avaliação e o monitoramento da opinião dos usuários de destinos turísticos.

Palavras-chave: Atrativos Turísticos; Qualidade de serviços; TripAdvisor; TOURQUAL; Lapa-Paraná.


Palavras-chave


Atrativos Turísticos; Qualidade de serviços; TripAdvisor; TOURQUAL; Lapa-Paraná.

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).