Análise da reputação online do destino turístico Lapa (Paraná): uma aplicação do método TOURQUAL para análise da qualidade em serviços

Autores

  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Sergio Vinícius de Souza Júnior Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V6.N2.A2535pp.138-1562535

Palavras-chave:

Atrativos Turísticos, Qualidade de serviços, TripAdvisor, TOURQUAL, Lapa-Paraná.

Resumo

Resumo: O presente estudo se propõe a analisar a qualidade dos serviços dos atrativos turísticos da cidade da Lapa – Paraná por meio de sua reputação on-line. A cidade em questão, destaca-se por ser um dos principais atrativos turísticos da região metropolitana de Curitiba no segmento histórico-cultural. A análise foi realizada com base na percepção dos usuários do website TripAdvisor quanto a qualidade dos atrativos, tendo como recorte temporal o segundo semestre do ano de 2015, tomando-se por objeto a categoria “o que fazer” uma das opções disponibilizadas no site. Fundamentando-se nos preceitos da pesquisa quali-quantitativa, tomou-se como método analítico o TOURQUAL adaptação recente e específica para análise da qualidade dos atrativos. Ao final do estudo, observou-se que a predominância do grau de satisfação esteve entre excelente e muito bom mantendo um equilíbrio quanto ao gênero dos visitantes o que pode ser considerado positivo para desenvolvimento de novos produtos. Dentre as categorias do TOURQUAL destacaram-se a experiência com 34%, o elemento humano com 21% e a qualidade técnica com 19% das citações dos usuários. O estudo mostrou ainda a eficácia da ferramenta de coleta de dados, neste caso o TripAdvisor, combinado com os fundamentos do TOURQUAL para a avaliação e o monitoramento da opinião dos usuários de destinos turísticos.

Palavras-chave: Atrativos Turísticos; Qualidade de serviços; TripAdvisor; TOURQUAL; Lapa-Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor. Bacharel em Administração. Professor e pesquisador do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná. http://lattes.cnpq.br/8671782571748625. elmar.josefeger@gmail.com

Sergio Vinícius de Souza Júnior, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bacharel em Turismo e Mestrando em Turismo UFPR. Diretor do Departamento de Turismo da Lapa.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor. Bacharel em Turismo. Professor e pesquisador do Mestrado em Turismo e do Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná. jmggandara@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Feger, J. E., Souza Júnior, S. V. de, & Gândara, J. M. G. (2016). Análise da reputação online do destino turístico Lapa (Paraná): uma aplicação do método TOURQUAL para análise da qualidade em serviços. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 6(2), 138–156. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V6.N2.A2535pp.138-1562535

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.