Stakeholders, eventos corporativos e hospitalidade: Estudo de casos múltiplos em Bourbon Hotéis e Resorts

Autores

  • Alan Aparecido Guizi Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, coordenadora do programa de pós-graduação Stricto Sensu a nível de mestrado e doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi
  • José Manoel Gonçalves Gândara Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canária. Docente em programas de pós-graduação stricto sensu a nível de mestrado em Turismo, e mestrado e doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Hospitalidade, Serviços, Stakeholders, Mobilidade corporativa, Hotelaria

Resumo

Objetivou-se com este estudo “constatar os efeitos da inserção da hospitalidade entre Bourbon Hotéis e Resorts e seus stakeholders na realização de eventos corporativos”, por meio da problemática: A inserção da hospitalidade no relacionamento entre Bourbon Hotéis e Resorts e seus stakeholders traz benefícios na realização de eventos corporativos? Para isso, a metodologia adotada nesta pesquisa exploratória de característica qualitativa, considerou estudos em artigos, dissertações, teses, livros, documentos e reportagens online para construção da fundamentação teórica de pesquisa, assim como, estudo de casos múltiplos baseado no protocolo de Yin (2010) que previu a realização de entrevistas com roteiros semiestruturados. Tais entrevistas foram transcritas, eliminando-se erros gramaticais e vícios de linguagem, transcorrendo-se também visitas técnicas, de acordo com a disponibilidade do entrevistado. A teoria de análise de conteúdo também foi adotada, conforme Bardin (2011), de forma a categorizar os temas de entrevistas, para posterior interpretação das falas obtidas. Como objetos de estudos foram escolhidos três hotéis da rede Bourbon de Hotéis e Resorts, por meio de entrevistas com seus respectivos gerentes gerais, além de outros seis stakeholders indicados por eles. Resultados mostraram que a inclusão da hospitalidade no relacionamento entre hoteleiros e seus stakeholders, aproxima pessoas, gera uma atmosfera mútua de confiança, e representa um fator de competitividade para a rede hoteleira na atração de novos parceiros e mercados.

Downloads

Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.