Hospitalidade e Gestão Hoteleira Familiar: percepção de colaboradores em empreendimento de pequeno porte

Autores

  • Fernanda Cristina da Silva Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Saulo Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Ruan Tavares Ribeiro Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Hospitalidade. Gestão hoteleira. Gestão de pessoas

Resumo

Este artigo versa sobre a relação entre hospitalidade e prestação de serviços na hotelaria familiar. Trata-se de um estudo de caso realizado em um hotel familiar de pequeno porte, na cidade de São Luís do Maranhão. O objetivo é identificar como os clientes internos visualizam a gestão da hospitalidade desenvolvida pelos gestores do hotel Vieira Jucá. Foram entrevistados os colaboradores e a gestora do Hotel Vieira Jucá, e os dados foram analisados com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Os achados da pesquisa evidenciam um espaço comercial ressignificado pelo contexto doméstico que possui vantagens segundo os entrevistados, mas que, em nossa interpretação, também merece atenção à profissionalização dos serviços por meio de um programa formal de treinamento.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Gestão e Marketing da Hospitalidade

Saulo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto II do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão

Líder do Grupo de Pesquisa "Turismo, Cidades e Patrimônio"

Coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão

Bacharel em Turismo

MBA em Turismo

Mestre em Administração

Doutor em Gestão Urbana

 

Ruan Tavares Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Professor substituto do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi

Downloads

Publicado

14/05/2018

Edição

Seção

Artigos