Análise da reputação online do destino turístico Lapa (Paraná): uma aplicação do método TOURQUAL para análise da qualidade em serviços
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V6.N2.A2535pp.138-1562535Palavras-chave:
Atrativos Turísticos, Qualidade de serviços, TripAdvisor, TOURQUAL, Lapa-Paraná.Resumo
Resumo: O presente estudo se propõe a analisar a qualidade dos serviços dos atrativos turísticos da cidade da Lapa – Paraná por meio de sua reputação on-line. A cidade em questão, destaca-se por ser um dos principais atrativos turísticos da região metropolitana de Curitiba no segmento histórico-cultural. A análise foi realizada com base na percepção dos usuários do website TripAdvisor quanto a qualidade dos atrativos, tendo como recorte temporal o segundo semestre do ano de 2015, tomando-se por objeto a categoria “o que fazer” uma das opções disponibilizadas no site. Fundamentando-se nos preceitos da pesquisa quali-quantitativa, tomou-se como método analítico o TOURQUAL adaptação recente e específica para análise da qualidade dos atrativos. Ao final do estudo, observou-se que a predominância do grau de satisfação esteve entre excelente e muito bom mantendo um equilíbrio quanto ao gênero dos visitantes o que pode ser considerado positivo para desenvolvimento de novos produtos. Dentre as categorias do TOURQUAL destacaram-se a experiência com 34%, o elemento humano com 21% e a qualidade técnica com 19% das citações dos usuários. O estudo mostrou ainda a eficácia da ferramenta de coleta de dados, neste caso o TripAdvisor, combinado com os fundamentos do TOURQUAL para a avaliação e o monitoramento da opinião dos usuários de destinos turísticos.
Palavras-chave: Atrativos Turísticos; Qualidade de serviços; TripAdvisor; TOURQUAL; Lapa-Paraná.
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