Covid-19 e as suas implicações aos guias de turismo e condutores de visitantes em atuação no Piauí
Palavras-chave:
Covid-19 e turismo, Guia de turismo, Condutores de VisitantesResumo
A circulação global do vírus causador da COVID-19 promoveu um conjunto amplo de rupturas, transformações e adaptações na vida em sociedade. Para além disso, a situação pandêmica ainda evidenciou e aprofundou os cenários de vulnerabilidade e fragilidade nos âmbitos sanitários, sociais e econômicos, com destaque particular para o mundo do trabalho e as situações vivenciadas pela classe trabalhadora mediante a condições laborais cada vez mais precárias e instáveis. O turismo é aqui inserido por ter sido um dos principais afetados com a paralisação temporária das atividades econômicas, a imposição de restrições nas mobilidades humanas, a necessária instauração de protocolos de biossegurança e a interrupção da visitação em atrações turística em todo o mundo, bem como e, em especial, por se revelar como uma “indústria” sustentada em grande parte por trabalhadores autônomos e informais, a exemplo dos Guias de Turismo e dos Condutores de Visitantes. Nesse sentido, este trabalho objetiva desvendar as implicações e as consequências da interrupção das atividades profissionais provocada pela pandemia da COVID-19 nas duas categorias mencionadas e em atuação profissional no estado do Piauí. Metodologicamente, o estudo se enquadra dentre o escopo da pesquisa descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa, a partir da realização de levantamento bibliográfico e documental, e da pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário. O instrumento de coleta foi aplicado de modo on-line entre os meses de junho e julho de 2020 a uma amostra não probabilística de 123 respondentes, destes 41 Guias de Turismo e 82 Condutores de Visitantes, em atuação no estado e acessados pelo método “bola de neve”. Os resultados mostram as profundas consequências da interrupção temporária do fluxo de visitantes para o trabalho e renda desses profissionais, as alternativas adotadas pelos mesmos para a superação das limitações orçamentárias, a identificação das dificuldades no acesso às instituições de proteção e fomento e aos seus meios e programas de apoio e a incipiente atuação dos órgãos estaduais e federais no tocante ao acolhimento das demandas e das necessidades de ambos.
Referências
BRASIL. Ministério do Turismo. . Dados e Informações do Turismo do Brasil – Os impactos da Pandemia de Covid-19 nos Setores de Turismo e Cultura do Brasil. Ano 1. 2ª edição: junho de 2021.
BRASIL. Portaria MTur nº 37, de 10 de dezembro de 2021. Estabelece as normas e condições a serem observadas no exercício da atividade de Guia de Turismo. Acessível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mtur-n-37-de-11-de-novembro-de-2021-359436314. Acesso em: 19 de Março de 2022.
BRIDI, M. A. A. A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estudos Avançados, 2020.
CEPAL - Comisión Económica para América Latina y el Caribe. Evaluación de los efectos e impactos de la pandemia de COVID-19 sobre el turismo en América Latina y el Caribe: aplicación de la metodología para la evaluación de desastres (DaLA), 2020.
COSTA, B. R. L. Bola de Neve Virtual: o uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, jan./abr. 2018 v.7n.1 p. 15- 37.
COSTA, S. P.; SONAGLIO, K. E.; WIESINIESKI, L. Os desafios dos guias de turismo brasileiros diante das adversidades originadas pela Covid-19. Revista Turismo: Estudos & Práticas (RTEP), 2021. Acessível em:. https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/958. Acessado em 20 de Abril de 2022.
DA SILVA, Sidcley. D. A. A.; COSTA, Ana. Angélica. F.; CIPRIANO, Marcus. J. de S. (Orgs.). Turismo e Covid-19: cenários, estratégias e protocolos de biossegurança. Mossoró – RN: EDUERN, 2020.
MATTA, G.; SOUTO, E. P.; REGO, S.; SEGATA, J. A Covid-19 no Brasil e as várias faces da Pandemia: apresentação. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021.
NOGUEIRA, M. O.; CARVALHO, S. S. de. Trabalho precário e informalidade: desprezando suas relações conceituais e esquemas analíticos. IPEA, 2021. Acessível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10948/1/td_2707.pdf. Acessado em 20 de Março de 2022.
NETUR - Núcleo Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo. Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Intenção de viagem do piauiense após isolamento social. NETUR, Teresina-PI, 2020.
TODESCO, C.; FONSECA, M. A. P. da; FONSECA, I. L. da; DANTAS, F. R. A. As repercussões da pandemia de COVID-19 no turismo dos principais destinos do Rio Grande do Norte. Geo UERJ, 2021. Acessível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/61317. Acessado em 15 de Abril de 2022.
TOMÉ, L. M. Setor de Turismo: Impactos da Pandemia. Caderno Setorial ETENE. Bando do Nordeste. Ano, 5, Nº 122, agosto de 2020. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/s482-dspace/bitstream/123456789/300/1/2020_CDS_124.pdf. Acessado em 08 de Abril de 2022.
TRIGO, L. G. G. Viagens e turismo: dos cenários imaginados às realidades disruptivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, 14 (3), p. 1 - 13, set./dez, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).