Engajamento online de visitantes do destino turístico Brasil a partir da campanha Visit Brasil no Instagram
Palabras clave:
Turismo, Instagram, estratégia, marketing, redes sociaisResumen
A atividade turística na atualidade sofre a influência da conectividade e da interatividade dos viajantes, uma vez que postam fotografias das viagens e emitem opiniões nas redes sociais em tempo real. Neste contexto, a promoção dos destinos turísticos deixou de ser uma tarefa institucional realizada exclusivamente pelas organizações para se tornar uma via de mão dupla, na qual os turistas assumem um papel ativo na construção da imagem do destino. O presente trabalho tem por objetivo analisar a estratégia oficial de promoção do destino Brasil, realizada na rede social Instagram, com o uso da hashtag #visitbrasil. A pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória foi realizada a partir da análise das imagens do destino, objeto de estudo, postadas por usuários do Instagram que utilizaram a hashtag #visitbrasil em suas publicações. A coleta de dados foi realizada com o auxílio da ferramenta online denominada Keyhole e a análise dos mesmos se deu por meio da adaptação do instrumento desenvolvido por Donaire e Galí (2011) ao pesquisar a imagem do destino Barcelona no Flickr. A presente pesquisa se propôs a aprofundar conhecimentos advindos da utilização da hashtag selecionada como uma estratégia de promoção do destino, bem como, verificar o alcance da mesma entre os viajantes. Os resultados apontam que a hashtag adotada na estratégia de promoção internacional do destino Brasil gera engajamento entre os usuários do Instagram, porém, ainda tem um alcance insipiente entre o público estrangeiro, uma vez que a maior parcela dos perfis que utilizam a hashtag é brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).