Criação e Autoralidade em dança: afirmando-se no dançar

Autores/as

  • André Luiz de Sousa UFMG

Palabras clave:

dança, Criação, corpo, Autoralidade, negritude

Resumen

Este relato de criação busca estabelecer relações e reflexões entre um processo de criação do solo de dança e reconhecimento e afirmação racial à luz praticas criativas e pressupostos teóricos-conceituais de corpo e raça. Ao descrever e analisar os
procedimentos que orientaram a criação do solo dentro de uma disciplina da graduação em Dança da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais pretendese oferecer elementos que ajudem a pensar de que maneira as identidades comparecem em processos criativos autorais, atrelada, também, a concepções teórico-práticas estudadas na disciplina “Do corpo próprio a uma dança de si: diferenças culturais, unidade, fragmentação e autoexpressão” (PPG-Arte EBA-UFMG) para trazer a ideia de um “corpo próprio” que é inervado de relações socioculturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, Maria da Consolação. Psicossociologia e negritude: breve reflexão sobre o "ser negro" no Brasil. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 27, n. 2, p. 87-102, dez. 2007 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-

X2007000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 jul. 2016.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Breve histórico de uma pesquisa psicossocial sobre a questão racial brasileira. In: CARONE, Iracy e BENTO, Maria Aparecida Silva. (Orgs). Psicologia social do racismo: estudos sobre a branquitude e branqueamento no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes. 2007, p. 13-23.

CAVALCANTI, Raquel Pires; DUARTE, Nicole B. A influência de princípios somáticos em processos de composição coreográfica: ensaio a partir de uma experiência. Cadernos Do GIPE-CIT (UFBA), v. 36, p. 64-84, 2016. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropolis, RJ: Vozes, 2017.

HOFBAUER, Andreas. Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo: Editoria UNESP, 2006. (p. 407-426).

LEADBEATER, C.W. Os chakras: os centros magnéticos vitais do ser humano. Tradução: J. Gervásio de Figueiredo. São Paulo: Pensamento, 1994.

ROSA, Mario. Dos desmontes e das vazões. Segunda Preta: 2017. Disponível em: http://segundapreta.com/dos-desmontes-e-das-vazoes/. Acesso: 12 jul. 2021.

SILVA, Sara Jobard Costa e. Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490. Acesso: 12 jul. 2021.

Publicado

2021-08-16

Cómo citar

Sousa, A. L. de . (2021). Criação e Autoralidade em dança: afirmando-se no dançar. CADERNOS CÊNICOS, 3(4), 1–16. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/12815

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.