GERMINAR

OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO PARA A COMUNIDADE LGBTQIA+

Autores/as

  • Antônio Gueiros Ufal

Palabras clave:

Teatro do Oprimido, Comunidade LGBTQIA , Oficina.

Resumen

O Projeto de Iniciação Científica "Cena Política: A Comunidade LGBTQIA+", executado pelos bolsistas por Antônio Gueiros e Júlia Pereira, bolsistas do CNPq e da UFAL,[1] apresenta uma proposta inovadora para promover a inclusão e a expressão da comunidade LGBTQIA+. Dentro desse projeto, destaca-se a oficina teatral intitulada "Germinar: Oficina de Teatro do Oprimido para Comunidade LGBTQIA+", que visa aplicar as metodologias do Teatro do Oprimido desenvolvidas por Augusto Boal. O estudo tem como objetivo colocar em prática as técnicas teatrais do Teatro do Oprimido, proporcionando um espaço seguro para a comunidade LGBTQIA+ explorar suas experiências, desafios e identidades. Antônio Gueiros é responsável pela aplicação das oficinas, enquanto Júlia Pereira se aprofunda na teoria do Teatro do Oprimido através da pesquisa bibliográfica de Augusto Boal. Nesse contexto, a pesquisa abrange tanto a prática das oficinas quanto a fundamentação teórica do Teatro do Oprimido. As descobertas e estudos de Júlia Pereira enriquecem o trabalho ao aprofundar-se nas contribuições de Boal para a metodologia teatral. No entanto, o foco deste resumo será direcionado aos acontecimentos em sala de aula durante a aplicação da oficina para a comunidade LGBTQIA+.

 

[1] Projeto aprovado no edital Pibic 2022-2023 da Ufal, com a coordenação da Profª Drª Ana Flávia Ferraz e financiamento do CNPq e Ufal- Universidade Federal de Alagoas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo: Método Boal de Teatro e Terapia. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2002. 220 p.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6 ed. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira: 1991.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009

FURTOSO, Vanessa Cristina Monteiro. O Teatro Político de Augusto Boal: Notas sobre sua trajetória no Teatro de Arena de São Paulo. Orientador: Profª. Dra. Rita Luciana Berti Bredariolli. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista – UNESP, [S. l.], 2017.

GONÇALVES, Kauê Pedroso; PINHEIRO, Meline Lopes; BRITO, Luciana. Augusto Boal e o teatro do oprimido. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS - Estudos Linguísticos e Literários. 2010. Anais... UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Letras, Comunicação e Artes. Jacarezinho, 2010. ISSN – 18089216. p. 389 – 397.

VIANA, Zelito. Documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”.

Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Gueiros, A. . (2023). GERMINAR: OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO PARA A COMUNIDADE LGBTQIA+. CADERNOS CÊNICOS, 5(7). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/16023