Informação e desinformação

compartilhamento, percepção e comportamento de egressos de Biblioteconomia

Autores

  • Luciana de Albuquerque Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-7265-3164
  • Monica Marques Carvalho Gallotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3044-2032
  • Lidiane Cristina Andrade de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15409

Palavras-chave:

egressos-biblioteconomia, egressos-UFRN, compartilhamento de informação, informação-desinformação

Resumo

Consiste em socializar os resultados de uma pesquisa que investigou egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte formados entre 2000 e 2020. O objetivo foi saber como lidaram, no ambiente de trabalho, com os fenômenos das fake news e desinformação, no período da pandemia da Covid-19. Com vistas a construção do referencial teórico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), utilizando as expressões de busca: egressos, Biblioteconomia, fake news, Covid-19, pandemia. Discutiu-se como esse público enfrentou as adversidades apresentadas pela pandemia da Covid-19, seus desafios diante de uma sociedade contemporânea que dispõe de acesso à informação de forma rápida e imediata, porém, muitas vezes se abstém de checar sua veracidade. Destacou-se a importância das redes de compartilhamento de informação validadas e usadas com critério, e o papel do profissional da informação diante do grande número de notícias falsas presentes no cotidiano e disseminadas por meio das redes sociais. Como resultados, verificou-se que o grupo é composto por maioria do sexo feminino (74,7%) com idades diversificadas, que compartilham informações entre si por meio das redes sociais. Indicam que já tiveram contato com notícias falsas (91,6%), que perceberam aumento deste fenômeno na pandemia. No entanto, (89,5%) indicam que não compartilhariam notícias falsas e que a formação em Biblioteconomia auxilia a identificação deste tipo de notícia. Concluindo, considera-se fundamental a abordagem de estratégias para a identificação e o combate a desinformação na formação do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Albuquerque Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN.

Monica Marques Carvalho Gallotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP), Mestra em Ciência da Informação/Biblioteconomia e Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lidiane Cristina Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bibliotecária do Instituo Brasil.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Pós-verdade: novo objeto de estudo da Ciência da Informação. Inf. Inf., Londrina, v. 26, n. 1, p. 94–111, jan./mar. 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39667. Acesso em: 15 abr. 2023.

BARBOSA, Eduardo F. Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Ser Professor Universitário, [s.l.], 5 dez. 2008. [Módulo 21 – Metodologia de Pesquisa]. Disponível em: https://bit.ly/2nURDbx. Acesso em: 26 jul. 2022.

BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Tradução Estela dos Santos Abreu. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.

BECK, Caio. Peneiras da sabedoria (Sócrates). Andragogia Brasil, [s.l.], 4 maio 2017. Disponível em: https://bit.ly/3G7m5I1. Acesso em: 25 jun. 2022.

BERZELAK, Jernej; VEHOVAR, Vasja. Information technology in survey research. In: KHOSWROW-POUR, Medhi (ed.). Encyclopedia of Information Science and Technology, v. 4. 2nd ed. [Hershey, PA]: IGI Global, 2008. p. 2024-2029. Disponível em: https://bit.ly/3LXV8tP. Acesso em: 28 mar. 2023.

BEZERRA, Arthur Coelho. Miséria da informação: dilemas éticos da era digital. Rio de Janeiro: Garamond, 2024.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CLAUSEN, Helge. The future information professional: old wine in new bottles? Part One. Libri: International Journal of Libraries and Information Studies, v. 40, n. 4, p. 265-277, 1990. Disponível em: https://bit.ly/3M9OIrF. Acesso em: 20 mar. 2023.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; CUSTODIO, Marcela Gaspar. A informação enfurecida e a missão do bibliotecário em tempos de pós-verdade: uma releitura com base em Ortega y Gasset. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, p. 197-214, maio/ago. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3KmodOl. Acesso em: 25 jan. 2022.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta na era da informação. Tradução de Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998. Disponível em: https://bit.ly/3lWFO6i. Acesso em: 18 ago. 2021.

FAIX, Alisson. Teaching online research in the “fake news” Era. In: ASCUE SUMMER CONFERENCE, 51., Mirtle Beach, SC, 2018. Ascue Proceedings [...]. Mirtle Beach, SC: ASCUE, nov. 2018. p. 43-51. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=ascue&id=ED592847 . Acesso em: 21 ago. 2022.

FERRARI, P. Fake news, pós-verdade e o consumo de informações. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 26., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero; 2017. Disponível em: https://bit.ly/41aCxQ8. Acesso em: 14 abr. 2023.

FLOOD, Alison. Fake news is ‘very real’ word of the year for 2017. The Guardian, [s.l.], 2 Nov. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2iTWYk4. Acesso em: 20 mar 2023.

FONSECA, José João Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.

HAN, Byung-Chul. Não-coisas: transformações no mundo em que vivemos. Tradução Ana Falcão Bastos. Lisboa: Relógio D’água, 2022.

LAZER, David; BAUM, Matthew; BENKLER, Yochai; BERINSKY, Adam; GREENHILL, Kelly; MENCZER, Filippo; METZGER, Miriam; NYHAN, Brendan; PENNYCOOK, Gordon; ROTHSCHILD, David; SCHUDSON, Michael; SLOMAN, Steven; SUNSTEIN, Cass; THORSON, Emily; WATTS, Duncan; ZITTRAIN, Jonathan. The science of fake news: Science. v. 359, n. 6380, p. 1094-1096. Mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3ZdyvVi. Acesso em: 31 ago. 2022.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 21-31.

PORTAL SALÁRIO. Bibliotecário - Salário, piso salarial, o que faz e mercado de trabalho. 2023. Disponível em: https://www.salario.com.br/profissao/bibliotecario-cbo-261205/. Acesso em: 13 abr. 2023.

RIBEIRO, Ronald de Jesus Alves; REDIGOLO, Franciele Marques. O bibliotecário como aliado no combate às fake news no contexto da desinformação. BIBLOS, Rio Grande, v. 37, n. 2, p. 46-59, jul./dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/16191. Acesso em: 13 out. 2024.

SANTOS, Raquel do Rosário; DUARTE, Emeide Nóbrega; LIMA, Izabel França de. O papel do bibliotecário como mediador da informação no processo de inclusão social e digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 36-53, jan./jun. 2014. Disponível em: https://bit.ly/3GJjcxi. Acesso em: 14 abr. 2023.

SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenômeno e construção do objecto científico. Porto: Afrontamento, 2006.

SILVA, Silvana Souza da; TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. O bibliotecário e as fake News: análise da percepção dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 58-82, jul./dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3M4Uxqk. Acesso em: 25 ago. 2022.

TOMAÉL, Maria Inês. Categorias e dimensões do compartilhamento da informação. In: TOMAÉL, Maria Inês (org.). Compartilhamento de informação. Londrina: EDUEL, 2012. 227p. p.13-40.

TOMAÉL, Maria Inês; CATARINO, Maria Elisabete; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; SILVA, Teresinha Elisabeth da. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade: Estudos, v. 11, n. 2, p. 1-14, 2001. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/08b8a185942883dd45d15b3314a5a83c/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2030753. Acesso em: 20 mar. 2023.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg Cedex: Council of Europe, 2017. Disponível em: https://bit.ly/37NcPG0. Acesso em: 20 mar. 2023.

WENGER, Etienne; MCDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston, MA: Havard Busines School Press, 2002. Disponível em: https://bityli.com/bcMfwi. Acesso em: 14 abr. 2022.

ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 285-293, nov. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2Xhf4PG. Acesso em: 30 ago. 2022.

Downloads

Publicado

12/24/2024

Como Citar

Moreira, L. de A., Gallotti, M. M. C., & Oliveira, L. C. A. de. (2024). Informação e desinformação: compartilhamento, percepção e comportamento de egressos de Biblioteconomia . Ciência Da Informação Em Revista, 11, e15409. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15409

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.