Gestão da Informação e Qualidade: investimentos teóricos para a Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y23-16Keywords:
Qualidade da Informação. Gestão da Informação. Ciência da Informação.Abstract
Apresenta a relação da gestão da informação com o conceito de qualidade estabelecido pela Administração e que pode ser aplicável em serviços de informação, com a pretensão de explicitar conceituações dialógicas possíveis objetivando contribuir para o desenvolvimento teórico da Ciência da Informação. Dessa maneira, procurou-se, considerando por base uma análise teórica, discutir sobre o significado do termo informação apresentando diversas concepções de autores ligados à Ciência da Informação. Apresentam-se também, compreensões teóricas sobre gestão da informação ampliando a discussão em torno de sua aplicabilidade nas organizações, tendo como produto final informações de qualidade. Por fim procurou-se construir um diálogo da qualidade com a Ciência da Informação. E de forma conclusiva esse estudo percebeu a existência de uma imperiosa necessidade da Ciência da Informação em utilizar a qualidade como uma estratégia de base para resolução de seus problemas e dilemas informacionais. Indagações ainda pairam no ar. Como é possível desenvolver gestão da informação com qualidade? É possível qualificar a informação de maneira unívoca? Em que momento da gestão da informação, deve ser adotado a qualidade? Esses questionamentos provocam discussões posteriores que servirão de base teórica para futura estabilização de um conceito de “qualidade da informação” na Ciência da Informação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.