Equipamentos Culturais e Políticas Públicas: a interoperabilidade em questão

Authors

  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Benildes C. M. S. Maculan Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Aurélio Gomes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y33-10

Keywords:

Equipamentos culturais, Interoperabilidade informacional, Políticas público-culturais

Abstract

Trata-se sobre os equipamentos culturais, especificamente, sobre bibliotecas, arquivos e museus, que constituem uma sociedade em seus aspectos culturais, de memória, identidade e ideologia. O foco são os equipamentos culturais que se encontram sob a égide do serviço público e que, por essa razão, deveriam fornecer a possibilidade da apropriação simbólica e de ações de cidadania por diversos atores sociais. Nesse contexto, discute-se os elementos condicionantes que possibilitam a interoperabilidade informacional entre tais equipamentos, através da redefinição de políticas público-culturais que possam atender à diversidade de manifestações sociais nas distintas comunidades nacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Escola de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG-2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, cidadania, prática informacional, comunicação científica e estudos bibliométricos, pesquisa cientifica, deontologia biblioteconômica, mercado de trabalho, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Diretora Técnica e Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Federal de Biblioteconomia - 17ª Gestão. 


Benildes C. M. S. Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária e Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente Professora Assistente no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos ? MHTX. Interesses na linha de Organização e Uso da Informação, com ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros e redes semânticas) e linguagens de indexação; relacionamentos semânticos; modelagens e arquiteturas conceituais (atores e cenários); processos de indexação e análise de assunto; comportamento informacional; recuperação da informação: acesso físico do documento e acesso ao seu conteúdo informacional (em bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos e arquivos), em distintos contextos de uso; Web semântica, dados linkados (Linked Data), integração de dados, compatibilidade de linguagens e interoperabilidade semântica; aportes interdisciplinares fundamentais (Estatística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Computação, Engenharia de Software, Lógica, Linguística, Terminologia, Semântica (teórica e descritiva), Comunicação, entre outros).

Marcos Aurélio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984), especialização em Sistemas Automatizados de Informação (1995) e mestrado em Ciência da Informação (2005) ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa como Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Usuários e Necessidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação, Competência em Informação e Unidades de Informação: Públicas, Escolares e Especializadas.

Published

2016-07-19

How to Cite

Oliveira, D. A., Maculan, B. C. M. S., & Gomes, M. A. (2016). Equipamentos Culturais e Políticas Públicas: a interoperabilidade em questão. Ciência Da Informação Em Revista, 3(1), 3–10. https://doi.org/10.28998/cirev.%y33-10

Issue

Section

Artigos Originais | Original Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.