Análise das redes sociais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe na perspectiva do marketing digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15847

Palabras clave:

marketing digital, bibliotecas universitárias, redes sociais, SIBIUFS

Resumen

As transformações digitais têm um impacto significativo na administração interna das unidades de informação, bem como em sua visualização e utilização pela comunidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como propósito analisar as redes sociais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS), na perspectiva da comunicação e interação com seus usuários. Esta pesquisa possui natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e descritiva, a qual foi desenvolvida através de uma coleta de dados por meio de uma observação sistêmica não-participante e um estudo de caso nas redes sociais do sistema de bibliotecas da universidade. A partir da identificação e análise das redes sociais do sistema, percebeu-se a importância e evidência do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias para ampliar e democratizar o acesso à informação, além de fortalecer a interação e comunicação com seus usuários. Entretanto, foi observado que a quantidade de seguidores, publicações e o engajamento nas plataformas do sistema é muito baixo ao observar a comunidade atendida pelo sistema. Conclui-se que, apesar das unidades estarem presentes nas redes sociais digitais, ainda é preciso desenvolver um plano de marketing adequado aos seus objetivos e das necessidades informacionais de seus usuários, para que assim exista uma comunicação eficaz entre ambos.

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Biografía del autor/a

Luani Messias da Costa, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ciênica da Informação e Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe.

Alessandra dos Santos Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Especialista em Gestão de Arquivo pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Professora do Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri com título revalidado pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação, Especialista em Comunicação e Mídia Digital, e Graduado em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano.  Professor permanente do Programa de Pós-Graduação e Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2024-02-03

Cómo citar

Costa, L. M. da, Araujo, A. dos S., & Paixão, P. B. S. (2024). Análise das redes sociais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe na perspectiva do marketing digital. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e15847. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15847

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