Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y111-18Palabras clave:
Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar, Bibliotecário, Hábito de leitura.Resumen
Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.