Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta

Autores/as

  • Márcio Thiago dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y111-18

Palabras clave:

Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar, Bibliotecário, Hábito de leitura.

Resumen

Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.

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Biografía del autor/a

Márcio Thiago dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas

Bibliotecário da Biblioteca Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

Albuquerque, M. T. dos S. (2014). Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta. Ciência Da Informação Em Revista, 1(3), 11–18. https://doi.org/10.28998/cirev.%y111-18

Número

Sección

Pontos de Vista | Viewpoints

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