UN ANÁLISIS DE LA CALIDAD DE LA INFORMACIÓN UTILIZADA PARA LA TOMA DE DECISIONES POR LA CPPTAE UFRN
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16526Palabras clave:
calidad de la información, gestión de la información, gestión de personas, distribución de vacantes, toma de decisionesResumen
Ante la constante necesidad de mejorar su gestión del personal técnico-administrativo, la Universidad Federal de Rio Grande do Norte creó su propia Comisión de Personal Técnico-Administrativo en Educación – CPPTAE, vinculada al Decano de Gestión de Personas. Entre las actividades realizadas por la comisión, se destaca el proceso de distribución de vacantes, que tiene extrema importancia estratégica en la gestión de recursos humanos de la UFRN. Este artículo tiene como objetivo evaluar la calidad de la información utilizada en el proceso de distribución de vacantes para los funcionarios técnico-administrativos de la UFRN, considerando la perspectiva de los miembros de la CPPTAE. En cuanto a la metodología, este trabajo puede definirse como una investigación social aplicada con un enfoque cuantitativo, y caracterizarse como descriptivo. La técnica de recolección de datos utilizada fue el cuestionario, elaborado con base en el Modelo PSP/IQ, de Lee et al (2002), y aplicado a todos los miembros del CPPTAE. Para analizar los datos se utilizó estadística descriptiva. La investigación demostró la presencia de atributos deficientes en la calidad de la información en los tres documentos evaluados. Se espera que los resultados aquí presentados contribuyan a generar una iniciativa en la UFRN para enfrentar los desafíos planteados, además de servir como referencia para investigaciones en otras instituciones que requieran análisis y mejora en un contexto similar.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Margareth Vieira. A importância da avaliação de desempenho para os funcio-nários do banco do Brasil: pesquisa em uma agência de Porto Alegre. 2007. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão de Negócios Financeiros) – Universidade Fe-deral do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação, Brasília, v. 32, p. 17-22, 2003.
AROUCK, Osmar; AMARAL, Sueli Angélica do. Atributos de qualidade da informação e a lei de acesso à Informação. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: FEBAB, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1610/1611. Acesso em: 6 mar. 2024.
BARBOSA, Ricardo. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspec-tivas. Informação e Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p.1-25, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843. Acesso em: 6 mar. 2024.
BELLUZZO, R. C. B. Bases teóricas de gestão da informação: das origens aos desafios na so-ciedade contemporânea. Palabra Clave. v. 7, n. 1, out. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/3505/350553375002/. Acesso em: 6 mar. 2024.
BELUZZO, RCB; FERES, Glória G. A mediação da informação para o setor produtivo como recurso estratégico na sociedade do conhecimento. Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), v. 10, 2003.
BENTANCOURT, Silvia Maria Puentes. SERVQUAL como instrumento de gestão da quali-dade da informação em ambiente EAD. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160691. Acesso em: 6 mar. 2024.
BERTONCINI, Cristine et al. Processo decisório: a tomada de decisão. Revista FAEF. Garça, SP, v. 5, n. 3, p. 8-34, 2013.
CALAZANS, Angélica Toffano Seidel; COSTA, Sely Maria de Souza. Modelo de avaliação da qualidade da informação estratégica bancária. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 21-39, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300002. Acesso em: 6 mar. 2024.
CÂNDIDO, Carlos Aparecido; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; CONTANI, Miguel Luiz. Gestão estratégica da informação: semiótica aplicada ao processo de tomada de decisão. Data-GramaZero, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1-16, 2005.
CARRO-CARTAYA, Juan Carlos. Utilización de la Inteligencia Empresarial en la Toma de De-cisiones: caso de estudio-perfiles de países de América Latina. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 126-119. Disponível em: https://bit.ly/3lOvyK4. Acesso em: 6 mar. 2024.
CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Informação e conhecimento no contexto de ambientes organizacionais. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Ges-tão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 630 p.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 425p.
CONSAD. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resolução Nº 041/2013 – CONSAD, de 26 de setembro de 2013. Aprova normas de gerenciamento do Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRN e critérios para distribuição de vagas, Natal, 2013.
DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação. 5ª edição. São Paulo: Futura 2002.
DUTRA, Frederico Giffoni de Carvalho; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Modelos e critérios para avaliação da qualidade de fontes de informação: uma revisão sistemática de literatura. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, 2017.
FAGUNDES, Priscila Basto; MACEDO, Douglas Dyllon Jeronimo de; DUTRA, Moisés Lima. Uma análise das relações entre a qualidade da informação e big data. Informação & Tecno-logia, v. 4, n. 2, p. 206-220, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/101607. Acesso em: 6 mar. 2024.
FAGUNDES, Vinicius Bossle; BENTANCOURT, Silvia Maria Puentes; BASTOS, Lia Caetano. Qualidade da Informação na Revisão Sistemática de Literatura. CONGRESSO INTERNACIO-NAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, 7. Porto Alegre, 2017. Anais [...]. Porto Alegre: [s.n], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/132/39. Acesso em: 6 mar. 2024.
FERREIRA, Tereza Evâny de Lima Renôr; PERUCCHI, Valmira. Gestão e o fluxo da informação nas organizações: um ensaio a partir da percepção de autores contemporâneos. Revista ACB, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 446-463, jul. / dez. 2011. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/781/pdf_61. Acesso em: 06 set. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUALAZZI, Guilherme Augusto Spiegel; SANTOS, Gilmar Souza; CAMPOS, Fernando Celso. Avaliação da qualidade da informação em empresa de projetos e serviços de TI. Revista Perspectivas em Ciências Tecnológicas, v. 2, n. 2, Mar. 2013, p. 21-38, 2013.
LEE, Yang W. et al. AIMQ: A methodology for information quality assessment. Information and Management, v. 40, n. 2, 2002, p. 133-146. Disponível em: http://mitiq.mit.edu/Documents/Publications/TDQMpub/2002/AIMQ.pdf. Acesso em: 6 mar. 2024.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cien-tífica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Ed. Compacta. São
Paulo: Atlas, 2009. 294p.
McGEE, James; PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramen-ta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
MILLER, Holmes. The multiple dimensions of information quality. Information systems management, v. 13, p.79-82, 1996. Disponível em: http://www.tandfonline.com/loi/uism20.
MONTEIRO, Samuel Alves. Indicadores de qualidade para avaliação dos processos de ges-tão da informação. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4969. Acesso em: 6 mar. 2024.
MONTEIRO, Samuel Alves; DUARTE, Emeide Nóbrega. Indicadores de qualidade como ins-trumento de avaliação da Gestão da Informação. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 15-25, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/39273.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma or-ganização. Ciência da informação, Brasília, v. 29, p. 14-24, 2000. Disponível em: https://bit.ly/338oLUR. Acesso em: 6 mar. 2024.
OLIVEIRA, João Nuno; AMARAL, Luís. O papel da qualidade da informação nos sistemas de informação. 1999.
ORNELLAS, R. S.; TAKAOKA, H. Qualidade da informação: divergências no entendimento e propostas de novas construções conceituais. Prisma.com (Portugal), n. 19, p. 142-169, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71765. Acesso em: 6 mar. 2024.
PAIM, Isis; NEHMY, Rosa Maria Quadros; GUIMARÃES, César Geraldo. Problematização do conceito" Qualidade" da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Hori-zonte, v. 1, n. 1, 1996.
SIMON, H. A. The shape of automation: for men and management. New York: Harper & Row, 1965.
TARAPANOFF, Kira. Referencial teórico: introdução. In: TARAPANOFF, Kira. Inteligência or-ganizacional e competitiva. Brasília: UnB, 2001. p. 33-49.
TARAPANOFF, Kira. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 1995.
TRINDADE, Ana Lúcia Batista. Atributos para avaliação da qualidade da informação nos ambientes de intranet no contexto da gestão do conhecimento. 2008. Dissertação (Mes-trado em Administração e Negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5552. Acesso em: 6 mar. 2024.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim et al. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e conhecimento. Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, v. 3, p. 154-176, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3dxY1PF. Acesso em: 6 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.