As Bibliotecas Públicas do Cariri Cearense e o Acesso à Informação: um paradoxo ao Manifesto da UNESCO

Autores/as

  • Ana Livia Mendes de Sousa Universidade Federal do Pernambuco
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri

Palabras clave:

Biblioteca pública. Informação. Manifesto da UNESCO.

Resumen

Aborda um estudo de identificação para comprovação da deficiência no acesso igualitário às fontes informação. Percebendo a importância da existência das Bibliotecas Públicas dentro da sociedade da informação como principal centro de informação e, consequentemente, formadora cidadã. Tem como objetivo identificar em que circunstâncias a oferta informacional atende à demanda dos usuários das nas Bibliotecas Públicas Municipais das cidades que compõem o triangulo CRAJUBAR. A metodologia é alicerçada no método dedutivo, o delineamento foi a partir de uma pesquisa quali-quantitativa em dois momentos distintos, o levantamento de informações bibliográficas e a realização de pesquisa de campo procedendo de visitas às bibliotecas para aplicação do instrumento de coleta de dados, o questionário seguido de observação não participante. Por fim a investigação confirmou que as bibliotecas não possuem aparatos suficientes, dentro do conjunto que a forma, para suprir satisfatoriamente as necessidades dos seus usuários.

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Biografía del autor/a

Ana Livia Mendes de Sousa, Universidade Federal do Pernambuco

Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA); Mestranda em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Pernambuco. Bolsista Capes.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Biblioteconomia; Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Diretora de Cooperação Internacional da UFCA.

Citas

A1 de out. 2014.

Publicado

2015-10-01

Cómo citar

Sousa, A. L. M. de, & Bernardino, M. C. R. (2015). As Bibliotecas Públicas do Cariri Cearense e o Acesso à Informação: um paradoxo ao Manifesto da UNESCO. Ciência Da Informação Em Revista, 2(2), 43–53. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1769

Número

Sección

Relatos de Pesquisa | Research Reports

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