Gestão Estratégica da Informação como Temática na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y229-42Palabras clave:
Gestão Estratégica da Informação. Gestão da Informação. Ciência da Informação.Resumen
A Gestão Estratégica da Informação (GEI) surge como atividade de relevante interesse para as organizações capitalistas pós-industriais uma vez que está relacionada ao recurso de maior importância econômica no atual contexto – a informação. O presente artigo objetiva analisar a evolução da produção do conhecimento no âmbito da temática GEI, na Ciência da Informação (CI), em especial, nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib), bem como em periódicos nacionais da área categorizados como Qualis A1 e B1, entre 2007 e 2013, haja vista que até setembro de 2015, os dados de 2014 não estão disponíveis na página eletrônica. A justificativa decorre do interesse das autoras em identificar aspectos que possam ser adensados em posterior projeto de pesquisa. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva a partir de base de dados criada com os artigos oriundos das fontes mencionadas. Observa-se que a temática GEI na CI está associada a outros itens, tais como: Gestão do Conhecimento (GC), Gestão da Informação (GI) e Inteligência Competitiva (IC), os quais, com frequência, são utilizados como sinônimo de GI, sem diferenciação nítida entre as atividades correspondentes. Além disso, há frágil vinculação da GI no contexto das estratégias organizacionais, em geral, tema de interesse potencial em áreas com visível relação interdisciplinar em expansão com a CI.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.