Biblioterapia: das dissertações e teses aos cursos de Biblioteconomia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y7153-167Palabras clave:
Biblioterapia.Bibliotecário.Cursos de Bacharel em Biblioteconomia.Resumen
O estudo objetiva identificar na literatura científica brasileira os enfoques dados à biblioterapia, sob o viés da Biblioteconomia e da Ciência da Informação nas teses e dissertações e também verificar a existência da disciplina Biblioterapia nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. A pesquisa ocorreu em dois momentos: primeiro momento foi analisado os documentos (teses e dissertações) recuperados na busca da base de dados BDTD/IBICT com o tema biblioterapia, em segundo momento, realizou-se um levantamento sobre as 36 universidades brasileiras que possuem o curso de Biblioteconomia e entre essas quantas oferecem a disciplina de biblioterapia como opção nos QSL dos cursos. Foram encontradas entre teses e dissertações 14 itens em diversas áreas do conhecimento, sendo assim optou-se em analisar os sete documentos no qual as áreas abrangentes são: Biblioteconomia, Ciência da Informação e Gestão da Informação. Observou-se que não existe uma única área de conhecimento responsável pela biblioterapia, pois a mesma trata-se de uma atividade multidisciplinar. Constatou-se que somente uma universidade disponibiliza a disciplina de biblioterapia como uma opção de agregar conhecimentos aos discentes interessados nesse campo de atuação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.