Dinamização e Mediação na Biblioteca Escolar: potencialidades da leitura literária

Auteurs-es

  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y13-8

Mots-clés :

Biblioteca escolar. Dinamização da leitura. Leitura literária. Mediação de leitura.

Résumé

A biblioteca escolar se constitui em um espaço privilegiado para democratização da leitura. Aborda as potencialidades dessa instituição, que se encontram condicionadas à organização e à dinamização de estratégias e ações de mediação. A leitura literária promove uma nova dinâmica, pois aproveita e potencializa a curiosidade, a inquietude, o desejo e a criatividade dos leitores. Essas estratégias e ações rompem com a precariedade em que se encontra esta instituição e com as práticas passivas, utilitaristas e escolarizadas historicamente desenvolvidas no ambiente escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Ciência da Informação (2004) e Graduado em Biblioteconomia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-24

Comment citer

Souza, E. D. de. (2021). Dinamização e Mediação na Biblioteca Escolar: potencialidades da leitura literária. Ciência Da Informação Em Revista, 1(2), 3–8. https://doi.org/10.28998/cirev.%y13-8

Numéro

Rubrique

Artigos Originais | Original Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.