Seleção de obras literárias infantis para crianças com Transtorno do Espectro Autista
reflexões sobre suportes e formas de apresentação
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15494Mots-clés :
Transtorno do Espectro Autista, seleção de acervos infantis, mediação de leitura, desenvolvimento de coleções, inclusãoRésumé
O artigo trata da seleção de acervos infantis para o trabalho de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Fez-se uma revisão histórica sobre o transtorno e foi realizada uma reflexão sobre a mediação de leitura para crianças, tendo como objetivo analisar as possibilidades de inclusão. Optou-se por apresentar os melhores suportes e formatos de apresentação de livros para crianças dentro do espectro considerando suas deficiências e potencialidades. Por fim, com o apoio do referencial teórico, se concluiu que livros de plástico, em tecido e papel cartonado, são mais adequados para crianças pe-quenas e que para crianças maiores se deve atentar para o tamanho e formato da fonte adotada no livro, as questões visuais de cor e brilho do papel e a não sobreposição de ilustrações.
Téléchargements
Références
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobreos Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: Decreto nº 6949 (planalto.gov.br). Acesso em: 19 mar. 2024.
DIAS, Isabel Simões; CORREIA, Sónia; MARCELINO, Patrícia. Desenvolvimento na primeira infância: características valorizadas pelos futuros educadores de infância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos/SP, v. 7, n. 3, p. 9-24, 2013. Disponível em: DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CARACTERÍSTICAS VALORIZADAS PELOS FUTUROS EDUCADORES DE INFÂNCIA | Revista Eletrônica de Educação (ufscar.br). Acesso em: 19 mar. 2023.
FEIJÓ, Elias José Torres. Ler, sem ética nem moral. Contributos da psicologia cognitiva e ética na e da leitura. In: RÖSING, Tânia; ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura: História e Ensino. Porto Alegre: Edelbra, 2016.
FRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos. Instrumentos para atuar no mundo da vida: a leitura do mundo. In: NEVES, Iara Bitencourt; MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil (Org.). Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.
HERTER, Fernanda Guinter; PETERSEN, Lilian de Castro. A integração sensorial no Transtorno do Espectro do Autismo. In: SILVA, Karla Fernanda Wunder; BINS, Katiuscha Lara Genro; CRUZ, Patrícia Machado (Org.). Transtorno do espectro autista: enlaces pelo olhar e pelo afeto. Maringá: Viseu, 2022.
LEDUR, Carolina Sarzi et.al. O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 40-59, jan. 2019. Disponível em: O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil (bvsalud.org). Acesso em: 11 abr. 2023.
LOPES, Bruna Alves. Autismo, narrativas maternas e ativismos dos anos 1979 a 2008. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru/SP, v. 26, n. 3, p. 511-526, jul./set. 2020. Disponível em: SciELO - Brasil - Autismo, Narrativas Maternas e Ativismo dos Anos 1970 a 20081 Autismo, Narrativas Maternas e Ativismo dos Anos 1970 a 20081. Acesso em: 08 fev. 2023.
MARCOLINO, Maria Antonieta Ribeiro; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. O bibliotecário na biblioteca escolar e os usuários especiais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. esp., 2014. Disponível em: O bibliotecário na biblioteca escolar e os usuários especiais: o desafio da inclusão | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (febab.org.br). Acesso em: 19 mar. 2024
MORO, Eliane da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Mediadores de leitura na família, na escola, na biblioteca, na bibliodiversidade. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt; MORO, Eliane da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf/SEAD/UFRGS, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU); ESPANHA. Ministério da Educação e Ciência. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção: nas áreas das necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994. Disponível em: Declaração de Salamanca (pnl2027.gov.pt). Acesso em: 05 maio 2023.
SANTOS, Marcos Pestana; DINIZ, Cládice Nóbile. A inclusão dos usuários com transtorno do espectro autista pela prática do letramento informacional na biblioteca escolar. Revista da ACB, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 92-106, 2018. Disponível em: A inclusão dos usuários com transtorno de espectro autista pela prática do letramento informacional na biblioteca escolar | Revista ACB (acbsc.org.br). Acesso em: 19 mar. 2024.
SÃO PAULO. Experiências literárias: diálogo com gestoras(es) e professoras(es): como escolher livro infantis para ampliação do acervo? São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, 2020, 10p.
SILVA, Karla Fernanda Wunder. Transtorno do espectro autista: o que se esconde por trás do diagnóstico? In: SILVA, Karla Fernanda Wunder; BINS, Katiuscha Lara Genro; CRUZ, Patrícia Machado (Org.). Transtorno do espectro autista: enlaces pelo olhar e pelo afeto. Maringá: Viseu, 2022.
SOUZA, Renata Ferreira de; NUNES, Débora Regina de Paula. Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações. Revista de Educação Especial, v. 32, 2019. Disponível em: Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações | Revista Educação Especial (ufsm.br) . Acesso em: 19 mar. 2024.
TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jaci; CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 296-299, 2008. Disponível em: SciELO - Brasil - Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Acesso em: 08 fev. 2023.
VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.