Seleção de obras literárias infantis para crianças com Transtorno do Espectro Autista

reflexões sobre suportes e formas de apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15494

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, seleção de acervos infantis, mediação de leitura, desenvolvimento de coleções, inclusão

Resumo

O artigo trata da seleção de acervos infantis para o trabalho de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Fez-se uma revisão histórica sobre o transtorno e foi realizada uma reflexão sobre a mediação de leitura para crianças, tendo como objetivo analisar as possibilidades de inclusão. Optou-se por apresentar os melhores suportes e formatos de apresentação de livros para crianças dentro do espectro considerando suas deficiências e potencialidades. Por fim, com o apoio do referencial teórico, se concluiu que livros de plástico, em tecido e papel cartonado, são mais adequados para crianças pe-quenas e que para crianças maiores se deve atentar para o tamanho e formato da fonte adotada no livro, as questões visuais de cor e brilho do papel e a não sobreposição de ilustrações.

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Biografia do Autor

Magali Lippert da Silva Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras e Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

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Publicado

10/05/2024

Como Citar

Almeida, M. L. da S. (2024). Seleção de obras literárias infantis para crianças com Transtorno do Espectro Autista: reflexões sobre suportes e formas de apresentação. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e15494. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15494

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