Guia para Gestão do Portfólio de Produtos
uma abordagem baseada em Inteligência Competitiva e Customer Knowledge Management
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16697Mots-clés :
gestão da informação e do conhecimento, gestão do conhecimento do cliente, gestão do portfólio de produtos, inteligência competitivaRésumé
O estudo objetiva elaborar um Guia para Gestão de Portfólio de Produtos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe (SEBRAE/SE) à luz dos preceitos da Inteligência Competitiva e da Customer Knowledge Management. Para isto, realiza uma pesquisa aplicada, exploratória, propositiva e qualitativa. O delineamento metodológico baseia-se na Design Science Research, contemplando as etapas: identificar o problema e a motivação; definir os objetivos da solução; construir a versão preliminar da solução; aplicar a solução; elaborar versão final do guia e; comunicar resultados. Como instrumentos de coleta e análise de dados têm-se: pesquisa bibliográfica, diagnóstico organizacional, revisão sistemática integrativa, análise documental, observação não sistemática e análise de conteúdo. O resultado foi a concepção do produto editorial Guia para Gestão de Portfólio de Produtos do SEBRAE/SE, que contempla os processos: identificação, seleção, coleta, análise, aplicação, compartilhamento e atualização. Para operacionalizar estes processos, definiram-se os métodos e ferramentas: Workshop de Portfólio de Produtos, Mapa de Conhecimentos dos Clientes, Matriz BCG, Comitê de Portfólio de Produtos e Indicadores de Desempenho. Os resultados demonstram a sinergia entre as abordagens da Inteligência Competitiva e da Customer Knowledge Management e sua aplicação integrada na gestão do portfólio de produtos em uma organização intensiva em conhecimento.
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