Organização e classificação para documentos digitais de arquivos pessoais nas nuvens
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y558-70Mots-clés :
Arquivo pessoal. Classificação arquivística. Documento digital. Preservação digital. Quadro de arranjo.Résumé
Apresenta aspectos teóricos e contemporâneos acerca da organização da informação e a constante produção exponencial de informações e documentos, propondo, a partir disso, à luz dos princípios teórico-metodológicos arquivísticos, um quadro de arranjo para documentos digitais de arquivo pessoal. Trata-se de uma pesquisa descritiva que se caracteriza tanto como aplicada quanto intervencionista por propor uma resolução a um problema concreto. Quanto aos meios, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso e bibliográfica. Efetivamente foram realizadas etapas de classificação e organização do acervo que consistiram em: identificar as tipologias documentais existentes; analisar seus conteúdos e seu contexto de produção; empregar procedimentos de classificação adequados coerentes com a teoria arquivística; propor uma forma de arquivamento em quadro de arranjo; e migração do suporte documental para mídia alternativa com maior condição de preservação. O serviço em nuvens aliado à estruturação do quadro de arranjo permitiu considerável melhora na busca e recuperação dos documentos, que passaram a ser encontrados com precisão e rapidez. O estudo tende a contribuir para a sensibilização do entendimento de que a adoção de métodos arquivísticos é necessária à organização dos documentos produzidos e acumulados por indivíduos no âmbito particular.
Téléchargements
Références
ARAUJO, É. Informática Cloud Computing. Focus Concursos on line, 2015.
ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicações Técnicas, n.51).
BELLOTO, H. L. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CAMARGO, A. M. A. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n. 2, p. 26-39, jul/dez. 2009.
DIAS, J. M. F.; RODRIGUES, R. C. M. C.; PIRES, D. F. A segurança de dados na computação em nuvens nas pequenas e médias empresas. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, v. 2, n. 1, p. 56-69, 2012.
GONÇALVES, J. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 1998. (Projeto como fazer, v. 2).
INNARELLI, H. C. Preservação digital e seus dez mandamentos. In: SANTOS, V. B.; INNARELLI, H. C.; SOUSA, R. T. B. (Org.). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação, gestão do conhecimento. Distrito Federal: SENAC, 2009.
HEYMANN, L. Q. O indivíduo fora do lugar. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n.2, p. 40-57, jul./dez. 2009.
LOPEZ, A. P. A. Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia. Gragoatá, Niterói, n. 154, p. 1-140, 2003.
MCKEMMISH, S. Provas de mim... Novas considerações. In: TRAVANCAS, I.; ROUCHOU, J.; HEYMANN, L. (Org.). Arquivos Pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013, p. 15-43.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
RONDINELLI, R. C. Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
SCHELEMBERG, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SANTOS, P. R. E. Arquivo pessoal, ciência e saúde pública: o arquivo Rostan Soares entre o laboratório, o campo e o gabinete. In: SANTOS, P. R. E.; SILVA, M. C. S. M. (Org.). Arquivos pessoais: história, preservação e memória da ciência. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivos Brasileiros, p. 21-50, 2012.
SOUSA, R. T. B. A classificação como função matricial do que-fazer arquivístico. In: SANTOS, V. B.; INNARELLI, H. C.; SOUSA, R. T. B. (Org.). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação, gestão do conhecimento. Distrito Federal: SENAC, 2009.
TAMMARO, A. M.; SALARELLI, A. A Biblioteca Digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
VERAS, M. Arquitetura corporativa de nuvem: amazona web servisse (AWS). Brasport, 2013. 387 p.
WEINRICH, H. Lete: arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.