Compartilhamento de conhecimento e cocriação: um olhar a partir das práticas estratégicas da revista gestão em análise (REGEA)
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y61-16Mots-clés :
Conhecimento compartilhado. Cocriação. Periódico Científico. Caso ReGeARésumé
Diante da crescente complexidade dos ambientes sociais, organizacionais e econômicos, a gestão do conhecimento torna-se essencial para o desenvolvimento, suscitando estudos teóricos e práticos acerca de novos paradigmas que denotam o compartilhamento de conhecimento e a cocriação como ferramentas que tendem a integrar-se também aos ambientes acadêmicos e a ciência. Em tal cenário, este estudo tem como objetivo analisar a gestão de conhecimento, notadamente, a contribuição das práticas estratégicas de compartilhamento de conhecimento e de cocriação implementadas em novos periódicos nas fases de concepção e consolidação, à luz de critérios e de boas práticas de publicação científica. Para tanto, utiliza-se pesquisa de natureza descritiva com base em estudo de caso, cuja unidade de análise é a Revista Gestão em Análise (ReGeA). O trabalho é suportado por pesquisa-ação e observação participante desenvolvidas por seus editores. Os principais resultados evidenciam que as práticas de conhecimento compartilhado nos contextos de pesquisa e publicação cientifica proporcionam a geração de interações de alta qualidade, capacitando a cocriação e a construção de valor de forma criativa, intencional e integrativa, o qual tende a trazer expressiva contribuição ao desempenho dos periódicos científicos nas fases de concepção e de consolidação, em termos de periodicidade, tempestividade e visibilidade. Além disso, pode-se perceber que o aspecto de inovação com a participação dos stakeholders, concretiza uma rede de conhecimento produtiva e sustentável, tornando-se crucial para melhorar a qualidade, a relevância e o impacto da pesquisa científica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.