Dinamização e Mediação na Biblioteca Escolar: potencialidades da leitura literária

Autori

  • Edivanio Duarte de Souza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y13-8

Parole chiave:

Biblioteca escolar. Dinamização da leitura. Leitura literária. Mediação de leitura.

Abstract

A biblioteca escolar se constitui em um espaço privilegiado para democratização da leitura. Aborda as potencialidades dessa instituição, que se encontram condicionadas à organização e à dinamização de estratégias e ações de mediação. A leitura literária promove uma nova dinâmica, pois aproveita e potencializa a curiosidade, a inquietude, o desejo e a criatividade dos leitores. Essas estratégias e ações rompem com a precariedade em que se encontra esta instituição e com as práticas passivas, utilitaristas e escolarizadas historicamente desenvolvidas no ambiente escolar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Ciência da Informação (2004) e Graduado em Biblioteconomia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas.

Pubblicato

2021-08-24

Come citare

Souza, E. D. de. (2021). Dinamização e Mediação na Biblioteca Escolar: potencialidades da leitura literária. Ciência Da Informação Em Revista, 1(2), 3–8. https://doi.org/10.28998/cirev.%y13-8

Fascicolo

Sezione

Artigos Originais | Original Articles

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.