Gestão e organização do conhecimento em plataformas digitais
aplicação de estudos de caso no comércio varejista
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16557%20Parole chiave:
transformação digital, plataforma digital, OntologiaAbstract
Para compreensão dos modelos de negócio do tipo plataforma digital e a utilização de ontologias para a organização das informações e do conhecimento gerados nestes negócios, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, evidenciando oportunidades de pesquisa a partir de abordagens estruturadas para estes modelos. Como principal objetivo, buscou-se apresentar uma proposta inicial, a partir de um projeto-piloto e aplicação em outros três casos de uso, de ontologia em um modelo de negócio do tipo plataforma digital para a obtenção, organização e compartilhamento dos dados e informações gerados através dos seus processos, permitindo identificar padrões nestes modelos de negócio. Esta pesquisa é considerada como aplicada, qualitativa, explicativa e de estudo de casos múltiplos. Foi utilizada a Metodologia de Desenvolvimento de Ontologia 101 para a obtenção do modelo preliminar genérico. Os resultados demonstram a aplicabilidade da ontologia proposta como estrutura capaz de melhor representar o conhecimento no domínio escolhido, permitindo o desenvolvimento de um arcabouço conceitual preliminar que estabeleça a relação entre diferentes tipos de dados em modelos de negócio do tipo plataforma digital com a possibilidade de perpassar por diferentes sistemas promovendo a interoperabilidade.
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