Avaliando a usabilidade dos websites de editoras universitárias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y542-53Parole chiave:
Usabilidade. Editoras Universitárias. Recuperação de informação. Satisfação do Usuário.Abstract
O presente artigo aborda a avaliação da usabilidade em websites de editoras universitárias das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, trata-se de parte de uma pesquisa mais ampla, em andamento, com o objetivo de fomentar um estudo do panorama geral da situação dos websites das editoras universitárias no âmbito nacional. A metodologia empregada nesse estudo foi uma pesquisa quali-quantitava, com aplicação da metodologia para avaliação de usabilidade em ambientes digitais desenvolvida por Lima (2012). Os dados foram coletados nas páginas web de editoras universitárias, utilizando seus recursos de navegação. Os resultados estão expostos em gráficos para facilitar a apreciação, seguidos de análise de cada dos itens expostos, bem como de seus índices. Os resultados indicam uma insuficiência em atender de forma ideal as três frentes de estudo (eficiência, eficácia e satisfação), mas indicam que, de forma geral, os números apresentam um panorama positivo, demonstrando a contribuição das editoras universitárias das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil no meio em que se inserem.
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