Análise das redes sociais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe na perspectiva do marketing digital
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15847Palavras-chave:
marketing digital, bibliotecas universitárias, redes sociais, SIBIUFSResumo
As transformações digitais têm um impacto significativo na administração interna das unidades de informação, bem como em sua visualização e utilização pela comunidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como propósito analisar as redes sociais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS), na perspectiva da comunicação e interação com seus usuários. Esta pesquisa possui natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e descritiva, a qual foi desenvolvida através de uma coleta de dados por meio de uma observação sistêmica não-participante e um estudo de caso nas redes sociais do sistema de bibliotecas da universidade. A partir da identificação e análise das redes sociais do sistema, percebeu-se a importância e evidência do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias para ampliar e democratizar o acesso à informação, além de fortalecer a interação e comunicação com seus usuários. Entretanto, foi observado que a quantidade de seguidores, publicações e o engajamento nas plataformas do sistema é muito baixo ao observar a comunidade atendida pelo sistema. Conclui-se que, apesar das unidades estarem presentes nas redes sociais digitais, ainda é preciso desenvolver um plano de marketing adequado aos seus objetivos e das necessidades informacionais de seus usuários, para que assim exista uma comunicação eficaz entre ambos.
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