Indicadores da alfabetização científica de estudantes concluintes do ensino médio no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p778-794

Palavras-chave:

Literacia, Ensino de Ciências, Escala Likert

Resumo

O objetivo deste estudo foi reconhecer a Alfabetização Científica de alunos do 3º ano do Ensino Médio de 4 escolas do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 167 estudantes. O instrumento utilizado foi composto por 110 perguntas adaptadas para a escala de Likert e disponibilizadas por meio eletrônico. As respostas obtidas foram analisadas por meio do Statistical Package for the Social Sciences. A pesquisa indicou que os estudantes apresentam baixo desempenho na Alfabetização Científica nas áreas de “natureza da ciência” e “natureza da tecnologia”. A partir da metodologia utilizada, verificou-se que apenas 42 estudantes (25%) são alfabetizados cientificamente. Os resultados expõem a necessidade de investimentos na formação docente para que ocorram mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas de professores de Biologia, com vistas a desenvolver a Alfabetização Científica dos estudantes de modo mais efetivo.

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Biografia do Autor

Guilherme Hammarstrom Dobler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2018), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2016), graduação em Biological Sciences - Arizona State University (2015) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é médico veterinário da Prefeitura Municipal de Osório. Tem experiência na área de histologia animal, formação de professores, inovação, educação especial e educação nas ciências.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental e em saúde e biodiversidade.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Hab Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor efetivo adjunto nível 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade(UNIJUÍ). Pesquisadora em Controle Biológico, nos temas: biodiversidade, interações ecológicas, educação ambiental, formação de professores e estudos de currículo. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET BIO, desde setembro de 2018. Orientadora Voluntário do Subprojeto multidisciplinar (Biologia; Letras e Inglês; Matemática) do programa Residencia Pedagógica (2018-2019).

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

HAMMARSTROM DOBLER, Guilherme; PANSERA DE ARAÚJO, Maria Cristina; BIANCHI, Vidica. Indicadores da alfabetização científica de estudantes concluintes do ensino médio no sul do Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 778–794, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p778-794. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11225. Acesso em: 22 dez. 2024.

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