Currículo da educação infantil no contexto da pandemia

problematizando concepções e relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp109-126

Palavras-chave:

Currículo, Educação infantil, Covid-19

Resumo

O artigo problematiza concepções de currículo, Educação Infantil, práticas pedagógicas, relações tempo-espaço e famílias-instituições-crianças na pandemia da covid-19, revisitando acúmulos e consensos da área e refletindo sobre materializações e possibilidades na experiência de distanciamento físico. Compreende que o currículo se efetiva no contexto das práticas pedagógicas cotidianas e nas relações estabelecidas entre professoras/es e crianças, reconhecendo que tais práticas foram alteradas significativamente e ressignificadas, apesar dos desafios do ambiente virtual. As experiências apresentadas exemplificam a ressignificação dessas práticas e evidenciam os desafios enfrentados, destacando exemplos de práticas exitosas de professoras/es e unidades de Educação Infantil paraibanas.

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Biografia do Autor

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Psicóloga (UEPB), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Ciências Sociais (UFCG). Professora da Unidade Acadêmica de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG.

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba

Maria Betania Barbosa da Silva Lima , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; AMORIM, Ana Luisa Nogueira de; LIMA , Maria Betania Barbosa da Silva. Currículo da educação infantil no contexto da pandemia: problematizando concepções e relações. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 109–126, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp109-126. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12676. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate