Questões Sociocientíficas a partir de Situação-problema

um caso no Ensino Remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17533

Palavras-chave:

Problematização, Questões Sociocientíficas, Ensino remoto

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os desdobramentos da aplicação de uma situação-problema que apresentava o cenário de pragas na plantação e perceber se a partir dela é possível a promoção de Questões Sociocientíficas (QSC) no contexto de aulas remotas. Consideramos que tal aplicação favoreceu a discussão de QSC e seus diferentes aspectos, como científico, econômico, social e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Agrotóxicos na ótica do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_nacional_vigilancia_populacoes_expostas_agrotoxicos.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023.

BRITO, Jeane Quelle Alves; SÁ, Luciana Passos. Estratégias promotoras da argumentação sobre questões sociocientíficas com alunos do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 505-529, 2010.

CAPECCHI, Maria Cândida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 171-189, 2000.

CARVALHO, Carla Joana. O ensino e a aprendizagem das Ciências Naturais através da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema Sistema Digestivo. 2009. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2009.

FOLHA. cresce parcela que não quer se vacinar contra covid-19 e maioria descarta imunizante da china. Datafolha - Folha de São Paulo, dezembro de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/12/cresce-parcela-que-nao-quer-se-vacinar-contra-covid-19-e-maioria-descarta-imunizante-da-china.shtml. Acesso em: dez. de 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LENHARO, Ana Flávia Lopes; LOPES, Nataly Carvalho. A potencialidade do uso de questões sociocientíficas para o desenvolvimento da competência argumentativa em alunos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, IX., 2013, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1689-4.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

LOPES, Nataly Carvalho; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de; FARIA, Paulo Cézar de. Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 27-48, jul./dez. 2012.

PÉREZ, Leonardo Fabio Martínez; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 727-741, jul./set. 2012.

REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília. Controvérsias sociocientíficas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 131-160, 2005.

SÁ, Luciana Passos. Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sociocientíficas no Ensino Superior de Química. 2010. 300 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

SADLER, Troy D. Situating sócio-scientific issues in classrooms as a means of achieving goals of science education. In: SADLER, Troy D. (ed.). Socio-scientific issues in the classroom: teaching, learning and research. New York: Springer, 2011. p. 1-9.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Aspectos sociocientíficos em aulas de química e interações em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências – V14(2), pp. 191-218, 2009. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/355/222. Acesso em Dez. de 2022.

SANTOS, Wildson; MORTIMER, Eduardo Fleury. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SIMONNEAUX, Laurence. Argumentation in socio-scientific contexts. In: ERDURAN, Sibel; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, Maria Pilar. (ed.). Argumentation in Science Education: perspectives from classroom-based research. New York: Springer, 2007. p. 179-199.

SOARES, Maria Teresa Carneiro Soares; PINTO, Neuza Bertoni Pinto. Metodologia da resolução de problemas. In: Reunião Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, 24., 2001, Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Caxambu: UFRRJ, 2001. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

SOUSA, Robson Simplicio de; ROCHA, Paula Del Ponte; GARCIA, Irene Teresinha Santos. Estudo de Caso em aulas de Química: Percepção dos estudantes de Nível Médio sobre o desenvolvimento de suas habilidades. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 220-228, nov. 2012.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

OLIVEIRA, Bruna Kélvia Alves de; YAMASHITA, Miyuki. Questões Sociocientíficas a partir de Situação-problema: um caso no Ensino Remoto. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17533, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17533. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos