Uma investigação sobre pensamento algébrico, raciocínio dedutivo e indutivo com estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p56-70

Resumo

Buscamos investigar a ocorrência dos raciocínios dedutivos e indutivos associados ao pensamento algébrico em práticas pedagógicas envolvendo o ensino de Álgebra, com estudantes do Ensino Médio. Conduzimos a experiência com base nos preceitos da pesquisa qualitativa e interpretativa, mais especificamente, no estudo de caso segundo Lüdke e André (1986). Adotamos como instrumentos de coleta de informações a observação participante, a produção escrita dos estudantes e a composição de um diário de campo. Para análise dos dados consideramos a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados evidenciam que os estudantes têm dificuldade na elaboração do raciocínio algébrico, o que pode estar correlacionado com a falta de abordagens lógico-dedutivas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Vaccari, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UNICENTRO), especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Educação do Campo pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, e em Educação Especial com ênfase em Tradução e Interpretação de LIBRAS pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Participou do programa Universidade Sem Fronteiras, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Iniciação Cientifica. Atualmente é aluna do curso de Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste e professora de Matemática do Ensino Médio na rede privada de ensino.

Dallan Marcelo Gregório, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-2019), Campus de Guarapuava-PR. Possui Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória (2014) e graduação em Ciências Econômicas (Bacharelado) pela Fundação Faculdade Municipal da Cidade de União da Vitória (FACE-2003). É pós-graduado (latu sensu) em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER - 2014) e pós-graduado (latu sensu) em Organização do Trabalho Pedagógico (UNINTER - 2016). É Técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Coronel Cid Gonzaga - Porto União/SC (1996). Atualmente é professor efetivo da UNIUV - Centro Universitário da Cidade de União da Vitória onde atua no Ensino Médio e na Graduação com o curso de Administração e Engenharia de Produção. Atua principalmente com os seguintes temas: Educação Matemática, Modelagem Matemática e Teoria Semiótica .'.

Marcio André Martins, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), e está Diretor de Ensino na Pro-reitoria de Ensino. Foi coordenador institucional no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática, Ead, UAB. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Faz parte do Conselho Editorial do Periódico Científico Vidya. Tem experiência em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise e Verificação Numérica; Formação de Professores e Tendências Metodológicas em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

VACCARI, Aline; GREGÓRIO, Dallan Marcelo; MARTINS, Marcio André. Uma investigação sobre pensamento algébrico, raciocínio dedutivo e indutivo com estudantes do Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 56–70, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p56-70. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6306. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos