Uma investigação sobre pensamento algébrico, raciocínio dedutivo e indutivo com estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p56-70Abstract
Buscamos investigar a ocorrência dos raciocínios dedutivos e indutivos associados ao pensamento algébrico em práticas pedagógicas envolvendo o ensino de Álgebra, com estudantes do Ensino Médio. Conduzimos a experiência com base nos preceitos da pesquisa qualitativa e interpretativa, mais especificamente, no estudo de caso segundo Lüdke e André (1986). Adotamos como instrumentos de coleta de informações a observação participante, a produção escrita dos estudantes e a composição de um diário de campo. Para análise dos dados consideramos a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados evidenciam que os estudantes têm dificuldade na elaboração do raciocínio algébrico, o que pode estar correlacionado com a falta de abordagens lógico-dedutivas em sala de aula.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).