REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO DISCURSO DE DOCENTES LEITORES DOS LIVROS DE AUTOAJUDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR?
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p108Resumo
O estudo objetivou investigar que sentidos são atribuídos, por professores do Município do Rio de Janeiro, à literatura denominada autoajuda, preferida e indicada para os docentes novatos. Para as análises dos discursos das obras citadas recorreu-se aos pressupostos da Retórica de Perelman (2002), como instrumento metodológico articulado com a teoria das representações sociais de Moscovici (1978). Os resultados permitiram identificar que este segmento literário pertence ao Gênero Epidítico, pois louva e censura valores defendidos por diferentes auditórios, atendendo assim as demandas dos leitores segundo seus valores, crenças e atitudes. Permitiu identificar a existência de uma divisão nítida desses livros segundo o gênero de suas audiências: masculino e feminino. Esta divisão encontra-se expressa nas imagens das capas dos livros. Os livros expressam a dissociação do humano em duas essências: a feminina e a masculina, que se ancora na representação social hegemônica de gênero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).