Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384

Palavras-chave:

Neurociências, Ensino, História

Resumo

A diversificação de estímulos sensoriais nas estratégias pedagógicas, aumenta o foco atencional e melhora o rendimento escolar. A partir dessa hipótese, este estudo objetiva apresentar os efeitos de estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de História e fundamentadas na neuroeducação. Trata-se de um estudo transversal com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvido com 100 escolares do Ensino Médio. A intervenção pedagógica consistiu na estimulação visual, auditiva e cinestésica associadas à aula expositiva. Verificou-se que uma prática pedagógica baseada na estimulação sensorial como ferramenta para manter o foco atencional e melhorar o arquivamento de novas informações, causou efeito na melhora do rendimento escolar.

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Biografia do Autor

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Adjunta do Colegiado de Medicina do Campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco.

Membro permanente do PPGFPPI - Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

COSTA, Osnar da; MATOS, Aparecida Maria Bernardo; CUSATI, Iracema Campos; ANGELO, Rita di Cássia de Oliveira. Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 365–384, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8871. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos