Resistance and hope in Freire

reflections on education of young and adult in the Covid-19 pandemic period

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227

Keywords:

Paulo Freire, Youth and Adult Education, Social differences, Pandemic, Educational challenges

Abstract

A study on the Education of Young People and Adults (EJA) and the educational challenges faced in the context of the pandemic by Covid-19 are presented. This is a qualitative study, with a descriptive analysis of data on the population regarding social issues, work and potential demands of this modality of Basic Education. In the theoretical basis, Paulo Freire's thought and his conscientious, emancipatory and humanizing education are counted on. The text is organized into three axes: inequalities in the context of the pandemic; who the EJA subjects are and where they are located, and the challenges of educational actions for students and teachers. The constant struggle and defense of the universalization of public education as a subjective right to the entire population is defended.

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Author Biographies

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011) Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB) Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9764085758306370) Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos. 

Cassia Cilene de Almeida Chalá Machado, Programa de Pós-graduação em EducaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é integrante no grupo de est. e pesq.epeja/ufsc da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA/CED/PPGE e profª do ensino básico,técnico e tecnológico - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Florianópolis. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação docente, empoderamento, inclusão e educação de jovens e adultos

Patricia Barcelos Martins, Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2012), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e especialização em Design Instrucional pelo IBDIN (2017). É doutoranda (2020) na UFSC no programa de pós graduação em Educação (PPGE). Atualmente é orientadora (professora) da FACULDADE SENAC, profa EJA parceria SENAC e Prefeitura de Florianópolis e tutora/profª a distância graduação pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e adultos. Participante do grupo de pesquisas sobre Educação de jovens e adultos (EPEJA) da UFSC desde 2018.Disciplinas já lecionadas: EJA, comunicação organizacional, didática, metodologia do ensino superior, recursos multimídias e materiais didáticos, Fundamentos da educação a distância. Outras instituições nas quais atuei em nível superior: USJ, Uniasselvi, Unopar, ICEP, Unopar, Facvest. Atuação: professora universitária, conteudista e revisora de Material para EAD, palestrante, professora/tutora em cursos de graduação e profissionalizantes EAD e design educacional

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Published

2021-09-29

How to Cite

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; MACHADO, Cassia Cilene de Almeida Chalá; MARTINS, Patricia Barcelos. Resistance and hope in Freire: reflections on education of young and adult in the Covid-19 pandemic period. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 200–227, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp200-227. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12114. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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