The 'emergency' of research on the beginning of the chemistry teacher career

Authors

  • Graziele Borges de Oliveira Pena Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA)
  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p103-127

Keywords:

Beginning of the teaching career, Beginning Chemistry Teachers, Teacher training

Abstract

The beginning of the teaching career is an important phase, encircled by tensions, insecurity, fear and isolation that influence both the practice and teaching habitus (consolidation of addictions, traumas and ways of being) and the permanence of the profession. In this article, we intend to discuss the main aspects that permeate the early years of the teaching career in Chemistry, as this is a line of research that needs greater dissemination among teacher trainers and the school community, who play a fundamental role in providing personal and professional support to beginning teachers. Furthermore, we believe that it is up to the degrees to provide subsidies - theoretical and practical - that support the reflection-action of teachers at the beginning of their careers. It is this theoretical security, based on quality and critical reflection, that allows the recent graduate to assume that theory and practice are inseparable, as well as to better control and face adverse situations, emotions and dilemmas experienced during this period.

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Author Biographies

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA)

Professora Adjunta desde 2010, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA) - Instituto de ciências Exatas e da Terra (ICET) do Curso de Química Licenciatura. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá. Doutora em Química (2018) pelo Departamento de Química de Pós-Graduação da UFG na área de concentração de Ensino de Química. Mestre em Química (2010) pelo Departamento de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de concentração de Ensino em Química com ênfase na Formação Docente. Possui Graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado (2004) pela UFU. Pesquisadora na área de Ensino de Química. Subáreas: Formação Docente, Início da Carreira Docente, Programas de Inserção à docência, História e Epistemologia da Ciência, Epistemologia do Conhecimento profissional Docente em Química, Desenvolvimento do PCKC, Profissionalização da carreira docente, Teoria de Aprendizagem e Currículo. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa GPEQA - Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia e membro do Grupo de Pesquisa NECSus: Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades. Atua e atuou como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão (PAPIC (Programa de Acompanhamento de Professores em Início de carreira) e PAPIC/Química (Programa de Acompanhamento de Professores de Química em início de carreira), orientadora de alunos de extensão (editais PBEXT e EXT), Mulheres Cientistas. Foi coordenadora geral do XVIII ECODEQ - Encontro de Debates do Centro-Oeste sobre o Ensino de Química. Orientadora de alunos de pesquisa (PIBIC), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Licenciatura em Química da UFMT/CUA, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química do Araguaia - LaPEQuiA. Atuou como professora de Química da Educação Básica e Ensino Técnico (2005-2008). Atuou na indústria (2004-2005).

 

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Thiago Henrique Barnabé Corrêa , Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Sorocaba, supervisionado pelo Prof. Dr. Marcos Reigota (PPGE/UNISO). Mestre em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba. Realizou aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior na Universidad Nacional de La Plata, Argentina (2018). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atua na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), além de ocupar o cargo de Coordenador dos Programas Lato Sensu e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Substituto. Integrante da Red internacional académica Verano TIC, como coordenador representante do Brasil; e, da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ (2021 - Atual). É presidente/criador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ (2014 - Atual) e editor da revista Educação Química en Punto de Vista - EQPV (2017 - Atual). Pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: 'Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem' (UFTM) e 'Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia - GPEQA (UFMT). Atuou como coordenador do curso de Licenciatura em Química da UFTM (07/2015 - 06/2017); coordenador do subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (10/2015 - 06/2017); diretor de Extensão Universitária (06/2017 - 05/2018); diretor de Desenvolvimento Cultural (05/2018 - 08/2018); e, Pró-Reitor de Extensão Universitária (08/2018 - 08/2019). É autor/co-autor de artigos, capítulos e livros em cooperações nacionais e internacionais, além de ser revisor de diversos periódicos científicos. Participou da comissão avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático: PNLD Ciências (2017) e PNLD Química (2018).

 

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Published

2021-11-30

How to Cite

PENA, Graziele Borges de Oliveira; CORRÊA , Thiago Henrique Barnabé. The ’emergency’ of research on the beginning of the chemistry teacher career. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 103–127, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p103-127. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13048. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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