Individual and social identity and subjectivity in teaching

paths of epistemological reorientation

Authors

  • Felicio Guilardi Junior Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop)
  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p128-149

Keywords:

Identity, Configuration of subjective sense, Teaching in higher education

Abstract

Teaching in higher education, as a field of study, is marked by a complex process that involves personal, professional and institutional dimensions. In this article, we seek to present the result of a research, at the doctoral level, dedicated to the study of the processes of construction of the teaching identity experienced by a group of doctoral students from PPGECEM/REAMEC and teachers from UFMT/Sinop. It consists of thinking about the exercise of teaching, in which teachers seek to integrate students in the construction of knowledge. The methodology involved autobiographical narratives, recorded audio and video, textualized for the production of monads of Benjamin inspiration.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felicio Guilardi Junior , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop)

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) com dissertação intitulada - O Ensino de Física Moderna no Conteúdo de Química e doutorado pela Rede Amazônica para o Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC) com tese intitulada - A Construção de Identidade Docente (2017). Atualmente, professor da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, desde o segundo semestre de 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, educação para a ciência, ensino de química e espectroscopia e orientação em produção de sequencias didáticas envolvendo Didática das Ciências Experimentais. As pesquisas estão relacionadas a projeto de formação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática, na perspectiva da pesquisa como paradigma para a construção de conhecimentos e desenvolvimento de diálogos com história, filosofia e sociologia da ciência. Docente e Membro do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Sinop. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Química.

 

http://lattes.cnpq.br/1623424561382368

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra. É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP). É representante regional (Centro-Oeste) da Sociedade Brasileira de Ensino de Química. Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior (desde 2017) e é consultora do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.

 

http://lattes.cnpq.br/2638382068961952

References

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras Escolhidas I, vol. 1)

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011. (Obras Escolhidas I, vol. 1)

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a Criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas cidades, 2002.

BENJAMIN, W. O narrador. In: BENJAMIN, W. O contador de histórias e outros textos. São Paulo: Hedra, 2020.

BOTIÁ, B. A. "¿De nobis ipsis silemus?": Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Mexicali, v. 4, n. 1, p. 1–26, 2002. Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/49/91. Acesso em: 22 jun. 2014.

FURTADO, O. As dimensões subjetivas da realidade — uma discussão sobre a dicotomia entre a subjetividade e a objetividade no campo social. In: FURTADO, O.; GONZÁLEZ REY, F. L. (org.). Por uma Epistemologia da Subjetividade: Um Debate entre a Teoria Sócio-Histórica e a Teoria das Representações Sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar. Cadernos de Formação RBCE, [s. l.], p. 9–24, set. 2009. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4032828.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.

GONZÁLEZ REY, F. L. La Subjetividade: su Significación para la Ciência Psicológica. In: In: FURTADO, O.; GONZÁLEZ REY, F. L. (org.). Por uma Epistemologia da Subjetividade: Um Debate entre a Teoria Sócio-Histórica e a Teoria das Representações Sociais. (org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

GONZÁLEZ REY, F. L. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2005.

GONZALEZ REY, F. L. As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Psicologia da Educação, São Paulo, 24, p. 155–179, 1º sem. de 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43267/28757. Acesso em: 23 jun. 2021.

GONZÁLEZ REY, F. L. Subjetividad social, sujeto e representaciones sociales. Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 225–243, 2008.

GONZÁLEZ REY, F. L. As configurações subjetivas do câncer: um estudo de casos em uma perspectiva construtivo-interpretativa. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 30, n. 2, p. 328-345, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Z59n8YsxNyxkT5ckRjNmS4P/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2021.

GUILARDI JÚNIOR, F. Docência no Ensino Superior: A construção de Identidade Docente em um curso de formação por área do conhecimento — Ciências Naturais e Matemática. 2017. 166 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Rede Amazônica para o Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

ISAIA, S. M. de A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 63–84. (Coleção Educação Superior em Debate, v. 5).

ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V.; GIORDANI, E. M. Movimentos construtivos da docência superior: delineando possíveis ciclos de vida profissional docente. In: ANPED — REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30., (GT8: Formação de Professores), 2007, Caxambu. (CD-ROM). Caxambu: ANPED, 7–10 out. 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-3213-int.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.

MEDEIROS, A. M. S. de. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n. 12, p. 71–87, jul./dez. 2007. Disponível em: https://revistas.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2859/2027. Acesso em: 23 jun. 2021.

OLIVEIRA, A. C. G.; PETRUCCI-ROSA, M. I. Currículo e formação profissional: cenas do cotidiano de um Instituto de Pesquisa. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, nov. 2008. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc30/09-PEQ-6408.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

OTTE, G. Linha, choque e mônada — Tempo e espaço na obra tardia de Walter Benjamin. 1994. 285 f. Tese (Doutorado em Letras —Literatura Comparada) — Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/tese_georgotte.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.

PETRUCCI-ROSA, M. I. Experiências interdisciplinares e formação de professore(a)s de disciplinas escolares: imagens de um currículo-diáspora. Pro-posições, Campinas, v. 18, n. 2, p. 51–65, maio/ago., 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643544. Acesso em 22 jun. 2021.

PETRUCCI-ROSA, M. I. Políticas curriculares e identidades docentes disciplinares: a área de ciências da natureza e matemática no currículo do Ensino Médio do estado de São Paulo (2008-2011). Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 937–953, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/CnVSLh4Rm3kdZPrkCXRjcrN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 22 jun. 2021.

PETRUCCI-ROSA, M. I.; ANSANELLO, R. T. Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], v. 13, n. 39, p. 565–599, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LH9djQj8j5TnDGSFDjqMqSP/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 22 jun. 2021.

PETRUCCI-ROSA, M. I.; RAMOS, T. A.; CORRÊA. B. R.; ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de. Narrativas e mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 198–217, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/rosa-ramos-correa-junior.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014.

PRAIA, J. F.; CACHAPUZ, A. F. C.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da Educação em Ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 127–145, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cDFsLGkxHzRKqYXqXg7C7LM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 22 jun. 2021.

REIS, P. R. dos. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17–34, jan./dez. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/174-671-1-PB.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.

SILVA, M. P. Memórias de Professore(a)s sobre Sexualidade e o Currículo como Narrativa. 2007. 156 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/252119/1/Silva_MirianPacheco_D.pdf.

UFMT — UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO. Centro Universitário de Sinop. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura de Ciências Naturais e Matemática. Sinop (MT), 2009.

Published

2021-11-30

How to Cite

GUILARDI JUNIOR , Felicio; MELLO, Irene Cristina de. Individual and social identity and subjectivity in teaching: paths of epistemological reorientation. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 128–149, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p128-149. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13049. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.