ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA

Authors

  • magna silva cruz Instituto Federal de Pernambuco
  • Catarina Souza
  • Francisco Assis
  • Sandra Silva
  • Hugo Barros

Abstract

Este trabalho corresponde a uma pesquisa qualitativa, com enfoque dialético, desenvolvida em duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada, que teve por objetivo compreender as concepções e práticas de professores/as do ensino superior referentes à organização da prática docente, na articulação entre pesquisa-ensino, visando à construção de competências nos alunos. Nosso estudo fundamentou-se nas discussões sobre a constituição da prática docente no ensino superior, sua organização e as possibilidades de mobilização de competências pelos alunos e professores/as por meio de/na prática docente (PIMENTA & ANASTASIOU, 2002; CUNHA, 1998; SANTOS, 2004; TARDIF, 2002; ZEICHNER, 1993, ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1998, dentre outros). Foram utilizadas, como procedimentos metodológicos: a análise documental, entrevista semi-estruturada, com duas professoras, e duas observações de sala de aula, em cada turma. A análise dos resultados apontou que a concepção dos professores/as e a sua prática docente estão caminhando para uma transição paradigmática que prioriza a construção de competências nos alunos para o exercício da docência, na perspectiva de um ensino pautado por uma concepção de pesquisa que prioriza a atitude investigativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

magna silva cruz, Instituto Federal de Pernambuco

professora de educação do IFPE, doutoranda em educação pelo PPGE da UFPE, formadora do CEEL/UFPE, parecerista e avaliadora do MEC em programas do PNLD, PNLDA, e provinha brasil.

Published

2012-05-27

How to Cite

CRUZ, Magna silva; SOUZA, Catarina; ASSIS, Francisco; SILVA, Sandra; BARROS, Hugo. ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO-PESQUISA. Debates em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/171. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos