EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO HUMANA: UM ENCONTRO POSSÍVEL E DESEJÁVEL
Abstract
O artigo discute o conceito e as finalidades da educação, sua relação com a formação humana e a educação a distância como modalidade educacional capaz de promover um processo de humanização por meio da presença da mediação pedagógica como possibilitadora de um autêntico diálogo, que se constitui elemento primordial em processos educativos, presenciais ou a distância EAD. Defende que os desafios que estão postos para a educação, com vistas a uma formação humanizadora, são os mesmos para a educação a distância, sendo necessário, portanto, que não seja esta última discutida de forma descontextualizada das discussões que vêm sendo realizadas em torno desse tema e que partindo do princípio de que a EAD tem como parâmetros definidores a separação entre os professores e alunos (pelo menos em parte do tempo que duram as ações do processo em curso) e o uso de meios para compensar essa separação, chegamos ao entendimento de que esses meios devem ser objeto de particular atenção, possibilitando que seja uma alternativa capaz de efetivar uma formação humana para a plenitude, tendo como pilares a autonomia e a emancipação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).