CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A INFÂNCIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Gicelma de Oliveira Cavalcante UNEB/BA
  • Leonéa Vitória Santiago UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p19

Abstract

Este artigo trata-se de um estudo exploratório-descritivo que pretende analisar as concepções de infância organizadas ao longo da história e sua relação na construção da representação social (RS) partilhada por profissionais da Educação Infantil (EI). A identidade social atribuída à criança da EI anuncia sentidos e significados oriundos de diversos contextos, tempo e espaço. Conclui-se que o estudo da construção histórica do atendimento à criança, bem como as concepções de infância produzidas a partir dessa dinâmica social, se constitui em material significativo para a análise das possíveis representações, do profissional da EI, que emergem e/ou foram cristalizadas na história individual e coletiva dos professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-09-04

How to Cite

CAVALCANTE, Gicelma de Oliveira; SANTIAGO, Leonéa Vitória. CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A INFÂNCIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 19, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n6p19. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/621. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos