Experiência educativa em comunidade quilombola Caririense: pedagogia de quilombo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p583-597Keywords:
Pedagogia de quilombo. Formação de professores. Escola.Abstract
A experiência educativa relatada neste artigo, faz parte de um trabalho de dissertação de mestrado, foi produzida a partir da pedagogia de quilombo, em que analisa como as relações entre os repertórios culturais da comunidade e a educação escolar podem contribuir para uma pedagogia ancestral. Os valores sociais, ancestrais e políticos, protagonizam a história local. Os resultados mostraram pela metodologia da pesquisa intervenção, pautada na afrodescendência que o território em que a escola está situada, faz parte do acervo do patrimonial material e imaterial da cultura negra no Brasil. Neste sentido, a formação de professores quilombolas, contribuiu para que a pedagogia de quilombo transgredisse o currículo tradicional de uma escola quilombola da região do Cariri, Sul do Estado do Ceará.
Downloads
References
CUNHA, Henrique Antunes. Os negros não se deixaram escravizar - Temas para as aulas de história dos afrodescendentes. Revista Espaço Acadêmico, nº 69, fev 2007, ano VI.
_______. Metodologia afrodescendente de pesquisa. Texto de trabalho na disciplina de Educação Gênero e Etnia na perspectiva dos Afrodescendentes - 2006-1. Disponível em: http://afrodescendentes-sjb.blogspot.com.br/p/medologia-afrodescendente-de-pesquisa.html. Acesso em: 12 agosto de 2017.
DOMINGOS, Reginaldo Ferreira. Pedagogias da transmissão da religiosidade africana na casa de candomblé Iabasé de Xangô e Oxum em Juazeiro do Norte-CE. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Tese de doutorado, 2011.
GRUNEC, Grupo de Valorização negra do Cariri. CRATO, Cáritas Diocesana do. Caminhos mapeamento das comunidades negras e quilombolas do cariri cearense. 2011. Cartilha.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. São Paulo: atlas, 2013.
NASCIMENTO, Beatriz. ÔRÍ. Direção de Raquel Gerber. São Paulo: Angra Filmes, 1989.
OLIVEIRA, Alexsandra Flávia Bezerra de. Feira livre de Bodocó como espaço educativo das africanidades bodocoenses. Fortaleza, 2016. Tese de doutorado.
OLIVEIRA, David Eduardo de. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2006.
PAULON, Simone Mainieri. A análise de implicação como ferramenta na pesquisa-intervenção. I Conferência Internacional do Brasil de pesquisa qualitativa (CIBRAPEQ- Taubaté), 2014.
SOUSA, Kássia Mota de. Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de afrodescendentes no pós-abolição. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Dissertação de mestrado, 2015.
SOUZA, Juliana de. Memórias e histórias negras da cidade de Carapicuíba-SP: uma abordagem para a educação escolar. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Dissertação de mestrado, 2016.
SILVA, Cláudia de Oliveira da. Construindo o pertencimento afroquilombola através das contribuições da pretagogia no quilombo de Serra do Juá – Caucaia/ CE. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Dissertação de mestrado, 2016.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
VIDEIRA, Piedade Lino. Batuques e ladainha: a cultura do quilombo do Cria-u em Macapá e sua educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Tese de doutorado, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).