Dossiê temático: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

2024-09-13

A proposta desse dossiê é trazer um conjunto de reflexões que buscam elucidar os contextos formativos, as políticas de formação docente, as experiências trilhadas e as narrativas tecidas por professores(as) iniciantes e formadores(as) de professores(as) no diálogo escola-universidade e vice-versa em sua inserção profissional, em processos de indução docente e desvelamento de uma diversidade de modos de ser, aprender, fazer e saber.
Serão bem vindos para compor esse dossiê textos que discutam e reflitam acerca da constituição do campo da docência de/com professores(as) iniciantes, em uma pluralidade de temáticas que versam, entre outras, sobre: políticas de formação de professores(as); necessidades formativas; indução docente; aprendizagem e socialização profissional; constituição de saberes, identidades e subjetividade; pesquisas narrativas e (auto)biográficas nos primeiros anos da docência; acompanhamento e reflexões tecidas por pesquisa-formação, entre outras que se aliam e se aproximam com a presente proposta.

 

Organizadores(as): Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA), Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (UECE) e Profa. Dra. María Mercedes Jiménez Narváez/Universidad de Antioquia (UdeA)/Colômbia

Período de submissão 01 a 20 de dezembro de 2024