AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: a experiência da auto-avaliação institucional na Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Autori

  • Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira ufal

Abstract

      O texto aborda a avaliação institucional na perspectiva da descentralização do Estado e da autonomia e da liberdade acadêmica. Relata a experiência da condução do processo de auto-avaliação institucional e da tentativa de se concretizar uma cultura avaliativa pela sistematização da auto-avaliação institucional em uma universidade do sistema público federal de ensino. Aponta as tensões e interações políticas e sociais dos sujeitos face à complexidade da avaliação e os obstáculos de ordem técnica e operacional que se colocam à aplicação das estratégias propostas. Conclui apresentando sugestões para viabilizar uma cultura avaliativa que se traduza efetivamente em melhor qualidade educativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, ufal

Professora Doutora do CEDU, atuando no PPGE e como assessora junto à Reitoria para ações relativas à avaliação institucional e dos cursos da UFAL. Participante do Basis do INEP.

Pubblicato

2010-10-08

Come citare

OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: a experiência da auto-avaliação institucional na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/40. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos