CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY E BAKHTIN NA LINGUAGEM:SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Autori

  • ISABELA ROSÁLIA LIMA DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • ADRIANA DA SILVA VIEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Abstract

Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre os sentidos e significados da prática docente na perspectiva de Vygotsky e sob o olhar de Bakhtin. Pretende-se fazer uma relação com as idéias desses autores aos sentidos que os professores dão aos objetos didáticos, ao aluno e a si mesmo enquanto parte do processo educativo. Para Vygotsky, os sentidos são pessoais, parte da subjetividade, subjetividade esta que é construída/reconstruída ao longo da vida do sujeito e que é apropriada por ele. Para Bakhtin os sentidos são formados a partir da situação histórica em que o enunciado é proferido. Parte-se, assim, do pressuposto de que a formação histórica escolar e de vida do docente são reveladores dos sentidos que atribuem a sua profissão. Percebe-se, assim, que esses estudos que ajudam a entender melhor a identidade docente têm muito a contribuir para a educação e também para a psicologia social.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

ISABELA ROSÁLIA LIMA DE ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

SOU MESTRANDA DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UFAL E FAÇO PARTE DO GRUPO DO PROCAD.

ADRIANA DA SILVA VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

MESTRANDA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Pubblicato

2010-10-08

Come citare

LIMA DE ARAUJO, ISABELA ROSÁLIA; SILVA VIEIRA, ADRIANA DA; SILVA CAVALCANTE, MARIA AUXILIADORA DA. CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY E BAKHTIN NA LINGUAGEM:SENTIDOS E SIGNIFICADOS. Debates em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/44. Acesso em: 16 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos