TECNOLOGIAS EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO AOS INDICADORES 6 E 7 DO PROGRAMA PREVINE BRASIL EM UM MUNICÍPIO DO AGRESTE ALAGOANO
HEALTH TECHNOLOGIES AS A MONITORING TOOL FOR INDICATORS 6 AND 7 OF THE PREVINE BRASIL PROGRAM IN A MUNICIPALITY IN RURAL ALAGOAS
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Doenças crônicas não transmissíveis, Tecnologias em saúdeResumo
A atenção primária à saúde é considerada porta de entrada do usuário ao sistema público de saúde, sendo essencial que haja a promoção de saúde e a inclusão de tecnologias que possibilitem a melhora do cuidado ao usuário. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da inclusão de tecnologias como instrumento de monitoramento dos indicadores 6 e 7 do Programa Previne Brasil em uma unidade básica de saúde situada em um município do agreste alagoano. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca das experiências implementadas com tecnologias leves, leve-duras e duras com usuários com diabetes e hipertensão na Atenção Primária à Saúde (APS). As ações foram desenvolvidas de modo multiprofissional e intersetorial por discentes da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca e a Secretaria Municipal de Saúde. Foram elaboradas atividades de educação permanente, mutirões de visitas domiciliares, mutirões na sede da unidade de saúde, com a inclusão de tecnologias que possibilitaram o alcance das metas preconizadas pelo programa instituído pelo Governo Federal. Dessa forma, a inclusão de tecnologias em saúde na APS possibilitaram o alcance dos indicadores 6 e 7 do Previne Brasil. Além disso, a integração destas tecnologias ofertaram estratégias para a melhora da prática assistencial no contexto do cuidado ao paciente com hipertensão e diabetes no APS.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 64p.
COELHO, Márcia Oliveira; JORGE, Maria Salete Bessa. Tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 1523-1531, 2009.
FRANKE, Caroline Maria; IANISKI, Valéria Baccarin; HAAS, Linda Cristina Sangoi. O atendimento compartilhado na perspectiva da atuação multiprofissional na atenção primária à saúde. Revista Contexto & Saúde, v. 18, n. 35, p. 111-115, 2018.
FEITOSA, Talita Farias et al. O monofilamento como prevenção do pé diabético: uma revisão integrativa da literatura. Online braz. j. nurs.(Online), p. 291-301, 2016.
LORENZETTI, Jorge et al. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, p. 432-439, 2012.
MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. In: Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2005. p.189-189.
NEWMAN, Anne B. et al. Ankle-arm index as a marker of atherosclerosis in the Cardiovascular Health Study. Cardiovascular Heart Study (CHS) Collaborative Research Group. Circulation, v. 88, n. 3, p. 837-845, 1993
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.