O CITOX UFAL E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE FARMÁCIA.

Autores/as

  • Natalia da Silva Alves UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Carlos Eugênio Ataíde Costa Melo UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Alexandre da Silva UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • João Vitor da Silva Santos UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Sávio Ricardo de Oliveira Silva UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • ALLYSSON FIRMINO DE FRANCA FARIAS UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Sabrina Joany Felizardo Neves UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Valter Alvino UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aline Barros Fidelis de Moura UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palabras clave:

CITox UFAL, Curricularização da Extensão, Educação em Saúde, Redução de Danos, Substâncias Psicoativas

Resumen

Este artigo resgata da trajetória do CITox UFAL (Centro de Informações Toxicológicas) e de suas ações exitosas – ‘CITox nas Escolas’ e ‘CITox nas Mídias’ – com objetivo de evidenciar a importância da continuidade dos programas de extensão e da participação ativa dos estudantes de graduação e pós-graduação na construção e implementação da extensão, no âmbito do Instituto de Ciências Farmacêuticas – ICF. Utiliza-se método qualitativo descritivo para apresentar os Programas Integralizados de Extensão (PIEx) que compõem o projeto pedagógico de Farmácia, com ênfase para o PIEx III (CITox) e para o planejamento das Ações Curriculares de Extensão (A.C.E) do CITox. Ressalta-se a importância histórica do CITox como programa de extensão, desde 2009, para a institucionalização da extensão no ICF. Entende-se que as A.C.E's do CITox possibilitam à sociedade experienciar a universidade, que deve estar a serviço da melhoria dos espaços extramuros. Com isso, entende-se que o exercício de construção da extensão e sua execução, com excelência e mantendo o olhar humanizado, está sendo iniciado durante a formação acadêmica no curso de Farmácia. E isto se consolida junto ao potencial criativo e capacidade de trabalho dos futuros profissionais. Demonstrou-se que o envolvimento dos membros do CITox em todas as etapas do processo corroboram a premissa de que a extensão tem o potencial de desenvolver a tomada de decisão, consciência cidadã, habilidades e competências necessárias à prática profissional, ainda durante a formação acadêmica. Com isso, a curricularização torna-se essencial para garantir que todos os estudantes de graduação vivenciem o rico processo da extensão universitária.

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Biografía del autor/a

Natalia da Silva Alves, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Farmácia (ICF-UFAL). Monitora de Toxicologia Aplicada. Estudante de Iniciação Científica (NEF-UFAL) e Extensionista do CITox/GPTox/UFAL.

Carlos Eugênio Ataíde Costa Melo, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Farmácia (ICF-UFAL). Monitor de Toxicologia e Extensionista do CITox/GPTox/UFAL.

Fernanda Alexandre da Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Farmácia (ICF-UFAL). Monitora de Toxicologia e Extensionista do CITox/GPTox/UFAL.

João Vitor da Silva Santos, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Farmácia (ICF-UFAL). Extensionista do CITox/GPTox/UFAL.

Sávio Ricardo de Oliveira Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante de Farmácia (ICF-UFAL). Ligante LAOnP-UFAL. Extensionista do CITox/GPTox/UFAL.

ALLYSSON FIRMINO DE FRANCA FARIAS, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Farmacêutico. Coorientador. Preceptor e Extensionista do CITox UFAL.

Sabrina Joany Felizardo Neves, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora - Adjunta ICF-UFAL. Coorientadora. Vice-Coordenadora do curso de Farmácia. 

Valter Alvino , UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Professor Doutor - Adjunto - Coorientador - Coordenador do curso de Farmácia - ICF - UFAL. 

Maria Aline Barros Fidelis de Moura, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Professora Doutora - Associada - ICF/UFAL. Orientadora. Coordenadora de Extensão e Cultuta do ICF. Coordenadora do CITox UFAL.

Citas

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

da Silva Alves, N. ., Ataíde Costa Melo, C. E., Alexandre da Silva, F., da Silva Santos, J. V., de Oliveira Silva, S. R., FIRMINO DE FRANCA FARIAS, A., … Barros Fidelis de Moura, M. A. (2022). O CITOX UFAL E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE FARMÁCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14380

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