CINEMA E EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003.

Autores/as

  • Luciana Dias Andrade UFS -Universidade Federal de Sergipe.

Palabras clave:

Cinema Negro. África. Estado. Audiovisual.

Resumen

A proposta deste artigo é refletir sobre o cinema como ferramenta pedagógica em sala de aula, com a análise de dois filmes de temática africana: Hotel Ruanda (2004), de Terry George, e Diamantes de Sangue (2007) de Edward Zwick. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de história reforça um caminho para a implementação da Lei Nº 10.639/2003 sancionada pelo Governo Federal do Brasil que determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino e a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” na Educação Básica.

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Biografía del autor/a

Luciana Dias Andrade, UFS -Universidade Federal de Sergipe.

Professora Universitária, pedagoga, historiadora, bacharela em Comunicação Social  com Habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Ensino para Igualdade nas Relações Étnico-Raciais em sala de aula na Educação Básica. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de La Empresa – Montevideu- UY. Pesquisadora em Cinema Africano e Cinema Brasileiro e a inserção do negro em políticas públicas. 

Citas

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BRASIL. LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm Acesso em 22 de junho de 2019.

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Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Dias Andrade, L. . (2022). CINEMA E EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14652

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