A EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO

EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO COMPONENTE "ANTROPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES" EM TEMPOS DE COVID-19

Autores/as

  • Julielle de Oliveira dos Santos Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Janaina Elayne de Lima Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Rodrigo César Reis de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Marina Gatto de Melo SEBRAE/AL
  • Carlos Everaldo Silva da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Valdemir da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Palabras clave:

Pesquisa-ação;, Administração de empresas;, Cultura e mercado.

Resumen

O objetivo, a partir do componente curricular do curso de Administração, Antropologia das organizações, ofertada na modalidade remota, devido o COVID-19, foi, construir um canvas model para uma artesã que produz sousplat. A sensibilização teórica envolveu: relações cultura-mercado; artesanato; e Business Model Canvas. De modo intersubjetivista, entre docentes, discentes e a artesã, a ação ocorreu entre outubro e dezembro de 2020, por meio do google meet, unindo ensino e extensão. Os dados primários, foram: observação participante e entrevistas não-estruturadas com a artesã; além das conversas remotas extra-aulas entre alunos e artesã. Os secundários foram os do instagram em que a artesã divulga seus produtos. A análise ocorreu por meio das ferramentas da Pesquisa-Ação. Como considerações, foi construído o canvas e a artesã compreendeu o melhor uso: de sua rede social, com horários para as postagens; de fotografias; das parcerias para divulgar os produtos; dos custos de produção; e da precificação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BACCARINI, Marcelo. Artesãos apostam na presença digital para vender mandalas e produtos de autocuidado. G1. globo, São Paulo, 25 de julho de 2021. Disponível em:<https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2021/07/25/artesaos-apostam-na-presenca-digital-para-vender-mandalas-e-produtos-de-autocuidado.ghtml>. Acesso em: 21 de novembro de 2021.

BARBOSA, Lívia Neves. Cultura administrativa: uma nova perspectiva das relações entre antropologia e administração. Revista de Administração de Empresas, v. 36, p. 06-19, 1996.

FONSECA, Stêvenis; SILVA, Andréa; LEITE, Emanuel. Fotoetnografia: Uso e Possibilidades como Método de Pesquisa em Administração. Discursos Fotográficos, v.14, n.24, p.161-89, 2018.

KOMOTO, Marcio Hidenobu. Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas. 2019. 64 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2019.

KOZINETS, Robert V. Marketing netnography: Prom/ot (ulgat) ing a new research method. Methodological Innovations Online, v. 7, n. 1, p. 37-45, 2012.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LODI, Marluce Dantas; THIOLLENT, Michel Jean; SAUERBRONN, João Felipe. Uma discussão acerca do uso da pesquisa-ação em administração e ciências contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 1, p. 57-68, 2018.

MASCARENHAS, André. Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 42, p. 1-7, 2002.

OSTERWALDER, Alexander et al. Business Model Generation: A handbook for visionaries, game changers and challengers. African journal of business management, v. 5, n. 7, p. 22-30, 2011.

PEREIRA, Fernanda; LEVINTON, Sabrina Giselle. Business model canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para microempreendedora de vestuários femininos. Brazilian Journal of Business, v. 2, n. 3, p. 2977-2993, 2020.

RUIZ, Cristiane Regina. Criação de um modelo Canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de Design Thinking. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 321-327, 2019.

SANTOS, Milena Barbosa et al. Business Model Canvas: aplicação do método em uma empresa. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 265, 2020.

SEBRAE. Pequenos negócios em números. 07 de junho de 2018. Disponível em:< https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 25 de janeiro de 2022

Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do país. 08 de abril de 2020. Disponível em:< https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-ja-representam-30-do-produto-interno-bruto-do pais,7b965c911da51710VgnVCM1000004c00210aRCR

D.>. Acesso em: 13 de janeiro de 2022

Quer investir no Artesanato? Saiba mais sobre esse mercado. 05 de novembro de 2020. Disponível em:< https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/boletim-comercio-e-servicos-artesanato,afb621600576a410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021

Três em cada 10 MEI fecham as portas em até 5 anos de atividade no Brasil. 16 de junho de 2021. Disponível em:< https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/tres-em-cada-10-mei-fecham-as-portas-em-ate-cinco-anos-de-atividade-no-brasil,7dd6221f9f21a710VgnVCM100000d701210aRCRD#:~:text=Ao%20analisar%20a%20sobreviv%C3%AAncia%20por,%2C%20com%2026%2C6%25.>. Acesso em: 08 de janeiro de 2022

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

de Oliveira dos Santos Carmo, J. ., Elayne de Lima Gomes, J. ., César Reis de Oliveira, R. ., Gatto de Melo, M. ., Everaldo Silva da Costa, C. ., & da Silva, V. . (2023). A EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO COMPONENTE "ANTROPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES" EM TEMPOS DE COVID-19. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15160

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.